TV Câmara Bauru


Conheça a TV Câmara Bauru:

De forma pioneira no estado de São Paulo, a TV Câmara Bauru entrou ao ar no dia 1º de agosto de 1998, na mesma data em que a cidade celebra sua emancipação político-administrativa.

O projeto foi possível a partir da chamada Lei do Cabo que, em 1997, regulamentou os serviços de televisão por assinatura no Brasil, estabelecendo que as operadoras deveriam reservar um canal para as TVs legislativas.

A TV Câmara Bauru foi a primeira emissora legislativa criada no estado paulista, antes mesmo da TV Alesp, canal da Assembleia Legislativa de São Paulo, que deu início às suas transmissões somente um ano depois.

Ao longo de mais de duas décadas, a emissora pública de Bauru tornou-se modelo para a expansão da Rede Legislativa de comunicação em todo o país e referência para a implantação de novos canais legislativos.

Após 15 anos no ar, em 31 de julho de 2013, a TV Câmara Bauru inaugurou as transmissões também pelo sinal aberto digital, após o processo de desligamento do sinal analógico na região, em março de 2018.

Com relação à estrutura, a emissora trabalha com câmeras e equipamentos com tecnologia de ponta. Outro pioneirismo nesse projeto de comunicação pública é a produção integrada com a Rádio Câmara Bauru (93,9 FM), que recebeu câmeras para viabilizar a exibição dos conteúdos radiofônicos na grade da TV.

A missão da TV Câmara Bauru é dar transparência aos trabalhos legislativos e acesso à prestação de contas dos mandatos parlamentares, além de arquivar eletronicamente os registros de todas as atividades promovidas no plenário da Casa de Leis.

As sessões legislativas no plenário da Casa de Leis são transmitidas ao vivo pela TV, na íntegra e sem cortes. As equipes de profissionais são responsáveis por toda a cobertura e desdobramento das atividades parlamentares.

Na grade da emissora, os destaques são o programa “Fala Câmara Entrevista”, que recebe sempre um vereador como convidado, para aprofundamento de sua atuação e de seu mandato.

Também são produzidos boletins informativos, com repercussão imediata das audiências públicas, reuniões de comissões permanentes da Casa e sessões ordinárias.

Em paralelo aos assuntos legislativos, a emissora tem o propósito de tratar de temas relevantes com transparência e pluralidade, priorizando o interesse público, cultural e educativo, além da prestação de serviços.

No programa “Entrevista”, os telespectadores acompanham discussões com gestores e especialistas sobre temas que estão no foco do debate público.

Esse também é o objetivo do programa “Espaço Aberto”, com o diferencial de ser uma produção integrada com a Rádio Câmara, o que garante todo o imediatismo dos assuntos abordados.

O programa “Câmara Livre” explora a trajetória profissional e humana de gente de todas as matizes e classes sociais. A produção reúne histórias e reflexões, além de oferecer aos convidados a oportunidade de conversar sobre o mundo ao nosso redor, nossos desafios e planos. É uma oportunidade para diálogos intimistas a partir do repertório de cada um.

Já o programa “Musicais”, como o próprio nome já indica, é um espaço para os artistas de Bauru e região apresentarem suas produções, especialmente de trabalhos autorais que não encontram espaço para divulgação em outras emissoras.

A TV Câmara Bauru ainda exibe programas em parceria com outros canais públicos, como a TV USP, TV Unesp, TV Alesp, TV Alerj, TV Senado e TV Justiça (com notícias do STJ).

Linguagem leve, transparência no setor público e aproximação do Legislativo com a comunidade são os desafios que movem toda a produção da TV Câmara Bauru.

Como assistir:

A TV Câmara Bauru pode ser assistida pelos canais 10 da NET e 31.3 UHF digital.

A programação também é transmitida simultaneamente pelo canal no Youtube: youtube.com/tvcamarabauru. No canal, ficam disponíveis ainda todos os conteúdos da emissora. A TV Câmara também possui sua página no Facebook: facebook.com/tvcamarabauru.

Os trabalhos do Legislativo de Bauru podem ser acompanhados também pelo site bauru.sp.leg.br.

Anote os nossos contatos:

Sugestões de pautas podem ser encaminhadas para o e-mail: tvcamarabauru@gmail.com.

A TV Câmara Bauru tem também um canal de comunicação agora pelo whatsapp: (14) 98119-5511. O cidadão pode participar de forma on-line das audiências públicas, encaminhando perguntas ou sugestões aos vereadores.

As contribuições são lidas e discutidas ao vivo. Para isso, é necessário que o munícipe se identifique com nome completo e instituição que representa ou o bairro onde mora.

Já os bastidores da produção da emissora, com fotos, vídeos e horários de exibição dos conteúdos, podem ser acompanhados pelas redes sociais: facebook.com/tvcamarabauru.