Yasmim Nascimento cobra aplicação de leis de defesa animal

24/08/2018 - Proibição da criação de animais de grande porte e de carroças com tração animal em área urbana ainda está só no papel, segundo a parlamentar

Yasmim Nascimento também cobrou cemitério de animais

A vereadora Yasmim Nascimento (PSC) cobrou, na última Sessão da Câmara Municipal de Bauru, a aplicação de leis que estão em vigor e foram criadas com o intuito de garantir o bem-estar de animais.

Uma delas, de sua autoria junto ao parlamentar Coronel Meira (PSB), é a que proíbe a criação de animais de grande porte no perímetro urbano, aprovada em abril de 2018.

A medida tem dois objetivos: prevenir acidentes de trânsito provocados por animais indevidamente soltos em rodovias e outras vias públicas e proteger esses bichos de situações de maus tratos. Apesar da lei em vigor, a situação persiste.

A outra norma que não vem sendo cumprida - esta aprovada ainda pela composição anterior da Câmara Municipal - proíbe a tração animal em carroças na cidade.

Cemitério de animais

Ainda na Tribuna Parlamentar, Yasmim Nascimento cobrou investigações a respeito de um cemitério clandestino de cães e gatos na zona sul de Bauru.

A vereadora lembrou da existência da Lei Municipal 6486/13, de autoria do vereador Carlão do Gás (MDB), que autoriza a criação do cemitério e crematório para animais de pequeno e médio porte do município de Bauru.

A parlamentar explicou que, junto a Carlão e ao parlamentar Ricardo Cabelo (PPS), chegou a propor ao prefeito Clodoaldo Gazzetta a efetivação do projeto, mas a área que a administração havia reservado para tal finalidade não pode receber o empreendimento, em razão da proximidade de um rio.

Yasmim fez questão, porém, de reiterar a necessidade de se buscar um novo espaço público adequado para a destinação destes animais mortos.

Câmara Municipal de Bauru