Volta às aulas: vereadores se manifestam pela vacinação dos profissionais da educação para um retorno seguro

Ao Executivo foi entregue manifesto sobre os protocolos de biossegurança, assinado por 14 vereadores, a fim de que os profissionais da educação façam parte dos grupos prioritários de vacinação

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (21), na Prefeitura Municipal de Bauru, com a chefe do Executivo, Suéllen Rosim, os parlamentares apontaram como essencial que os profissionais da educação sejam incluídos entre os grupos prioritários de vacinação para um retorno seguro às aulas presenciais.

Favoráveis ao retorno do ensino presencial no município, os vereadores apresentaram uma manifestação referente ao Decreto Municipal 15233/2021, que prorroga a quarentena até o dia 31 de janeiro e define os protocolos de biossegurança para o retorno às aulas nas unidades de ensino.

A observação manifestada pelos vereadores é fruto da Reunião Pública realizada no dia 06/01 e da reunião técnica, na Secretaria de Educação, no dia 13/01, a fim de preservar a saúde dos servidores, alunos e familiares.

Os parlamentares também elencaram a gravidade do momento para um retorno presencial sem vacina. O secretário municipal de Saúde e vice-prefeito Orlando Costa Dias alertou para o aumento do número de casos, da transmissibilidade do vírus e da falta de leitos, podendo o município entrar na fase vermelha do Plano São Paulo. O mesmo também foi apontado recentemente pela diretora regional de Saúde do Estado em Bauru (DRS-6), Doroti Vieira Alves Ferreira.

Últimas reuniões

O protocolo de biossegurança elaborado no início do segundo semestre de 2020 passa por revisões técnicas. Mas, durante a reunião na Secretaria Municipal de Educação, foi garantida a distribuição de máscaras, álcool em gel e a aquisição de computadores para a implementação do ensino híbrido.

Na próxima semana, os vereadores planejam visitar as escolas do município e verificar as condições sanitárias para receber os alunos cumprindo os protocolos de biossegurança.

Os vereadores que estiveram presentes na reunião de hoje foram Beto Móveis (Cidadania), Estela Almagro (PT), Coronel Meira (PSL), Mané Losila (MDB), Marcelo Afonso (Patriota). Além deles, o manifesto também foi assinado pelos vereadores Eduardo Borgo (PSL), Guilherme Berriel (MDB), Pastor Edson Miguel (Republicano), Serginho Brum (PDT), Luiz Carlos Bastazini (PTB), Ricardo Cabelo (Republicanos), Markinho Souza (PSDB), Júnior Rodrigues (PSB) e Pastor Bira (Podemos).

Manifestação ao Executivo Municipal e a sociedade bauruense