Volta às aulas presenciais em 2021 é tema de Audiência Pública nesta sexta

- Câmara Municipal de Bauru

Discussão no Plenário Virtual vai envolver representantes das redes pública e privada e sindicatos de trabalhadores; munícipes podem participar pelo WhatsApp

Por iniciativa da vereadora Chiara Ranieri (DEM), a Câmara Municipal de Bauru promove, nesta sexta-feira (04/12), a partir das 9h da manhã, Audiência Pública para discutir o retorno das aulas presenciais em 2021 tanto na rede pública quanto na privada.

Convocados e convidados participarão do debate por videoconferência.

A audiência será transmitida ao vivo pela TV Câmara Bauru (Canal 10 Claro/NET ou Canal 31.3 Sinal Aberto Digital), pelo YouTube e pelo Portal da Casa de Leis.

Outros interessados e a comunidade em geral podem participar, com comentários, perguntas ou sugestões pelo WhatsApp do Legislativo: (14) 98119-5511.

Chiara explica que esta é uma discussão sensível, pois o retorno às aulas presenciais ainda é visto sobre a ótica de quem é "a favor da vida" e "contra a vida".

"Vejo que debatemos muito se as aulas presenciais voltam ou não, mas que não há cobrança ao Poder Público para que sejam criadas as condições para o retorno das aulas – e isso não acontece do dia para a noite", exemplifica.

Para a vereadora, é essencial fazer um diagnóstico da Educação em Bauru neste momento – das condições de saúde dos servidores do setor (grupos de risco, pessoas que já foram diagnosticadas com a COVID-19, condições de locomoção até o trabalho) – à infraestrutura dos prédios escolares (mapeamento dos espaços a serem utilizados por cada escola, quantos alunos e profissionais cada unidade comporta seguindo regras de distanciamento, entre outros).

“As escolas particulares, que estão liberadas para atividades de reforço e acolhimento, já promoveram adaptações para receber os alunos. Mas sabemos que cada escola tem sua realidade, por isso, é preciso dialogar para encontrar um plano comum a todos", alerta.

Por fim, Chiara também destaca que o cenário, hoje, é diferente em relação ao de março, quando as escolas foram fechadas. Com mais conhecimento sobre a doença do que no início da pandemia, a vereadora acredita ser possível estarmos mais preparados para esse retorno. "Não podemos deixar de assistir as crianças, principalmente na Educação", opina.

Participações esperadas

Foram convocados para a audiência representantes das Secretariais Municipais de Educação e de Saúde.

Na relação de convidados, estão o prefeito Clodoaldo Gazzetta; o Ministério Público, por meio da Promotoria da Infância e da Juventude; a Diretoria Regional de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; o Conselho Municipal de Educação; o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp); o Sindicato dos Professores de Bauru; o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp); o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru (Sinserm); o Movimento Volta às Aulas Já; e o Movimento das Escolas Particulares.

THIAGO ROQUE

VINICIUS LOUSADA