Mobilização da Câmara e da sociedade civil: governo de SP confirma ampliação de leitos no Base e apresenta cronograma para Manoel de Abreu e futuro Hospital das Clínicas

- Repórter Fotográfico

16/05/2019 - Governador em exercício, Rodrigo Garcia veio a Bauru fazer os anúncios, que incluem a liberação de R$ 2,1 milhão para a compra de novo equipamento de hemodinâmica

Após o engajamento, cobranças e agendas promovidas pela Câmara Municipal de Bauru, associados à mobilização da sociedade civil organizada e de outras instâncias do poder público, o governo do estado de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (16/05), medidas que vão ao encontro da demanda por mais leitos hospitalares na cidade. As informações foram trazidas a público em coletiva concedida, na sede do Departamento Regional de Saúde (DRS-6), pelo governador em exercício, Rodrigo Garcia.

Acompanharam o ato os vereadores Sandro Bussola (PDT), Chiara Ranieri (DEM), Roger Barude (PPS), Markinho Souza (PP), Telma Gobbi (SD) e Yasmim Nascimento (PSC). O presidente da Casa, vereador José Roberto Segalla (DEM), cumpria agenda em São Paulo e chegou ao final do encontro.

Junto dos secretários estaduais de Saúde, José Henrique Germann, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Rodrigo Garcia confirmou a liberação imediata de 16 novos leitos no Hospital de Base.

Além disso, anunciou que já foram liberados R$ 2,1 milhões para a compra de um novo equipamento de hemodinâmica para a unidade, que está sem prestar atendimentos no setor desde o mês de abril, após a quebra da outra máquina - utilizada em procedimentos como cateterismo e angioplastia.

Yasmim Nascimento, Dirceu Dalben, Sandro Bussola e Rodrigo Garcia

Cronograma: Hospital das Clínicas e Manoel de Abreu

Outras duas reivindicações para a ampliação de leitos não serão executadas de imediata, mas já dispõem de cronogramas, também apresentados por Rodrigo Garcia durante a coletiva.

A primeira diz respeito ao futuro Hospital das Clínicas, que funcionará como Hospital Universitário para dar respaldo ao curso de medicina da USP (Universidade de São Paulo) em Bauru.

Até o final deste mês, a Secretaria de Saúde definirá o projeto técnico-assistencial da unidade, para, até o fim de 2019, contratar o projeto arquitetônico para as adequações no prédio. A previsão é de que a licitação da obra se dê no primeiro semestre de 2020.

Já para o Hospital de Manoel de Abreu – fechado desde março de 2016 –, o anúncio foi de investimentos de R$ 28 milhões (R$ 23 milhões em obras e R$ 5 milhões na aquisição de equipamento).

A licitação para a reforma será aberta ainda em 2019, segundo Rodrigo Garcia. A unidade será voltada a cuidados prolongados.

Também participaram do ato o prefeito Clodoaldo Gazzetta, secretários de governo e os deputados estaduais Dirceu Dalben e Itamar Borges.

Anúncios foram feitos em coletiva, na sede do DRS-6

Histórico de mobilização do Legislativo

O desenvolvimento do projeto de ampliação de leitos no Hospital de Base se deu em razão das constantes cobranças e reuniões promovidas pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Bauru, presidida pela vereadora Telma Gobbi.

A expectativa era de que 16 leitos de clínica médica e cinco de UTI saíssem do papel no início deste ano, em razão de compromisso firmado junto à cidade pela gestão anterior do governo do estado, que não reservou, porém, recursos para a efetiva abertura das vagas.

O cenário levou o vereador Sandro Bussola a acampar em frente à sede do DRS em protesto, até conseguir o agendamento de reunião, no dia 22 de abril, com o secretário estadual de Saúde, da qual participou uma comitiva de parlamentares de Bauru.

O grupo saiu com o compromisso de que, em até três semanas, teria respostas do governo de São Paulo sobre o pleito.

Na ocasião, os vereadores frisaram que a liberação de mais leitos no Hospital de Base não substituiria a necessidade de implantação do futuro Hospital das Clínicas, como, à época, sugeriu Germann.

No meio tempo até o anúncio das conquistas, o presidente da Casa, Segalla, e a vereadora Chiara Ranieri, ambos do DEM, reuniram-se com o vice-governador, Rodrigo Garcia, do mesmo partido, para reiterar a importância da reivindicação e solicitar sua intermediação.

Um ofício assinado pelos dois e por Telma embasou o pedido a partir de estudo técnico acompanhado, inclusive, da planilha de custos da implantação dos leitos.

A compra de um novo equipamento de hemodinâmica também foi solicitada pela Câmara de Bauru, a partir de pedido encaminhado por Bussola e Roger Barude à Assembleia Legislativa de São Paulo.

Telma Gobbi, Rubens Cury, Rodrigo Garcia e Marcos Cabello

Yasmin Nascimento, Rodrigo Garcia, Chiara Ranieri, Marcos de Souza e Roger Barude.

VINICIUS LOUSADA