Vereadores propõem nome do memorialista Gabriel Ruiz Pelegrina ao prédio da Estação Ferroviária

14/11/2017 - Professor "Honoris Causa" da USC dedicou a maior parte da sua vida de 96 anos ao resgate e à preservação do patrimônio histórico

Assinado por todos os vereadores de Bauru, tramita pela Câmara Municipal Projeto de Decreto Legislativo que dá o nome de Gabriel Ruiz Pelegrina ao prédio da Estação Ferroviária.

O memorialista morreu no último 30 de agosto, aos 96 anos, e, ao longo de sua vida, dedicou-se ao resgate e à preservação da história ferroviária da cidade.

Filho de José Ruiz Pelegrina e de Dolores Cara Ruiz, começou a trabalhar na Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) aos 19.

A partir disso, apaixonou-se pela história, chegando a receber o título de “Professor Honoris Causa” da Universidade do Sagrado Coração (USC).

Seu lado de sete décadas de dedicação à memória traduziu-se em pesquisar e diversos livros lançados, além de milhares de artigos publicados em jornais e revistas.

Também exerceu o cargo de Juiz de Paz e ocupou a cadeira Número 1 da Academia Bauruense de Letras

Gabriel Ruiz Pelegrina foi casado com Naide Ruiz e teve quatro filhos: Carlos Roberto, Sérgio Eduardo, Maria Aparecida e Luiz Antônio.

O Projeto de Decreto Legislativo já recebeu parecer pela Normal Tramitação da Comissão de Justiça, Legislação e Redação.

O prédio

A Estação Ferroviária Central foi projetada em 1935 e inaugurada em 1939. Com uma grande estrutura física moderna para os padrões da época, o prédio acomodava toda a estrutura administrativa da NOB e o desembarque das três ferrovias (Noroeste, Paulista e Sorocabana).

A um custo notável para época (3 mil contos), o prédio pintado em cinza, tinha o mais avançado serviço telefônico da região – 54 aparelhos do tipo automático – e passarelas subterrâneas para conforto e segurança dos passageiros.

VINICIUS LOUSADA