Vereadores pedem declaração de Estado de Emergência e prefeito confirma decreto

- Vinicius Lousada

Convocado por parlamentares, Clodoaldo Gazzetta esteve na sede do Poder Legislativo; Casa de Leis vai providenciar instrumento jurídico para que propostas de urgência possam tramitar em regime excepcional

Atualização

Veja o Decreto de Emergência

_

Reunidos na manhã desta sexta-feira (20/03), os vereadores de Bauru convocaram o prefeito Clodoaldo Gazzetta à Câmara Municipal após encaminharem ao Gabinete do Poder Executivo documento em que pedem que seja decretado, com a máxima brevidade, Estado de Emergência no Município. O texto pede que sejam adotadas todas as medidas urgentes e necessárias à preservação da população, evitando todos os riscos da disseminação do coronavírus.

No Plenário da Casa, seguindo critérios sanitários de prevenção, Gazzetta confirmou aos parlamentares que editará o decreto ainda nesta sexta-feira (20/03), contemplando parte das medidas sugeridas pelos parlamentares. Avisou também que, se necessário, novas determinações podem ser formalizadas diariamente.

Em vez de não recomendada, será proibida, pelo período de 30 dias, a realização de qualquer ato ou evento com aglomeração de pessoas, incluindo cultos religiosos.

Também haverá restrições para o funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços. O prefeito reiterou, contudo, que supermercados, padarias e farmácias não serão afetados. Normas específicas serão editadas para restaurantes.

As empresas de ônibus e de aviação também informarão à Vigilância Sanitária a relação de todos os passageiros que chegarem ao município. A quarentena mínima de sete dias será compulsória para os que vêm de cidades com quadros endêmicos.

Parlamentares relataram situações que têm chegado a seus gabinetes e que motivam a necessidade do decreto de emergência, como a persistência de aglomerações de pessoas, especialmente dos grupos de risco, a despeito das recomendações.

O prefeito Clodoaldo Gazzetta declarou que, embora não haja confirmação de casos de coronavírus em Bauru, as medidas tomadas são equivalentes às recomendadas para quadros locais de epidemia; mas que é também necessário considerar que o poder público deve se preocupar com o agravamento da situação econômica e do nível de desemprego.

A Câmara Municipal de Bauru, por sua vez, também anunciará ainda hoje (20/03) o endurecimento de medidas internas e de ferramentas jurídicas para viabilizar a votação de Projetos de Lei considerados prioritários em condições específicas como a instaurada mundialmente em decorrência do covid-19.

A entrada de terceiros ao prédio do Poder Legislativo fica expressamente proibida a partir das 12h desta sexta-feira (20/03).