Vereadores participaram: audiência da Artesp não apresenta critérios para pedágios na Bauru-Marília

11/03/2019 - Presidente da Casa, Segalla chamou reunião de 'farsa'; Coronel Meira e Natalino da Silva registram boletim de ocorrência

Vereadores de Bauru participaram, nesta segunda-feira (11/03), de Audiência Pública promovida pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) – que não respondeu, no entanto, quais os critérios para a instalação de novas praças de pedágio na já duplicada rodovia Bauru-Marília (SP-294), dentro de pacote de concessão que envolve estradas de outras regiões do território paulista. Coronel Meira (PSB) e Natalino da Silva (PV) registraram Boletim de Ocorrência.

“Nenhum requisito esperado de uma audiência foi cumprido. As perguntas tiveram que ser formuladas por escrito. Os técnicos da Artesp ficaram duas horas trancados em uma sala antes de torná-las públicas; e o pior: não responderam nada. Só diziam que os questionamentos seriam estudados, analisados. Vamos preservar nossos direitos. Essa audiência não pode ser validada”, explicou o parlamentar do PSB.

Vereador Meira: "Essa audiência não pode ser validada"

Além dos dois parlamentares, outras cinco pessoas dirigiram-se ao Plantão Policial, incluindo o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) e representantes de organizações da sociedade civil.

O grupo buscará impedir judicialmente as medidas pretendidas pelo governo do Estado de São Paulo. Correntes jurídicas entendem que o projeto de concessão deveria ser submetido à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Farsa

Segalla: "Não houve possibilidade de dialogar"

O presidente da Câmara Municipal de Bauru, vereador José Roberto Segalla (DEM), chamou de “farsa” a audiência pública.

Já no início dos trabalhos, foi constatada a desorganização do evento. Mesmo exigindo a prévia inscrição para a participação na reunião, a Artesp não controlou o acesso e o auditório do DER (Departamento de Estradas e Rodagem)não comportou todos os presentes – que precisaram se locomover para outro ambiente, sem ventilação, carregando suas próprias cadeiras.

O improviso resultou no atraso de mais de uma hora até que a reunião começasse.

“Depois, a gente viu uma apresentação sobre a Artesp, que não nos interessava. A preocupação nossa é o que vai acontecer em termos de cobrança de valores aos usuários nesse trecho de rodovia Bauru-Marília, já duplicada e que nos atende bem”, pontuou Segalla.

O presidente disse ainda que a audiência reforçou a sensação de que os pedágios na região servirão para arrecadar recursos para obras de melhorias em outros locais do estado.

“O modelo que foi estabelecido para essa audiência serviu apenas para dizer que ela aconteceu, que o povo esteve presente. Nós não conseguimos interagir. Não houve possibilidade de dialogar, mesmo com as perguntas não respondidas”, lamentou Segalla.

Diante da importância do assunto, os vereadores de Bauru abriram mão dos pronunciamentos na Tribuna durante a Sessão Legislativa desta segunda-feira para que pudessem participar da reunião da Artesp. “Talvez fosse melhor que não tivéssemos legitimado. Participamos de uma farsa”.

Mobilização regional

Além dos vereadores de Bauru - Sandro Bussola (PDT), Coronel Meira (PSB), Chiara Ranieri (DEM), Fábio Manfrinato (PP), Francisco Carlos de Góes (MDB),  José Roberto Segalla (DEM), Luiz Carlos Barbosa (PRB), Luiz Carlos Bastazini (PV), Mané Losila (PDT), Markinho Souza (MDB), Miltinho Sardin (PTB), Natalino da Silva (PV), Ricardo Cabelo (PPS), Serginho Brum (PSD) e Yasmim Nascimento (PSC) - participaram da audiência representantes do Poder Executivo local, de Câmaras e Prefeituras da região, o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) e os deputados federais Rodrigo Agostinho (MDB) e Capitão Augusto (PR).

Manfrinato já havia apelado por mobilização regional

VINICIUS LOUSADA