Vereadores discutem serviços de Táxi em Bauru

06/06/2017 - Representantes da categoria participaram de reunião na manhã desta 3ª feira, na Câmara Municipal

A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes recebeu, nesta terça-feira (06/06), o presidente do Sindicato dos Taxistas de Bauru e Região, Vitor Talão, e os taxistas Boanerges Gomes, Erasmo César Pontes, José Fernandes e Ismael Segifredo.

Participaram da reunião o presidente do grupo parlamentar, Manoel Losila (PDT), Luiz Carlos Bastazini (PV), membro da comissão, além do vereador Coronel Meira (PSB), que teceu, em sessões legislativas, críticas à regulamentação, fiscalização e qualidade dos serviços de transporte individual em Bauru.

Foram discutidas questões como oferta e demanda e tarifas do táxi. Meira pontuou que a legislação da cidade é uma das que permite a circulação de menos veículos em relação ao número de habitantes e que o custo das corridas é alto se comparado ao praticado em outros municípios paulistas, como Ribeirão Preto (SP).

Os taxistas, por sua vez, alegaram dificuldades enfrentadas pela categoria. Segundo eles, em 60% do tempo, os veículos circulam sem passageiros, em função dos trechos de ida até o local de partida dos passageiros e de volta a seus pontos.

Vitor Talão disponibilizou aos parlamentares tabela comparativa dos preços praticados. Falou ainda sobre a importância de divulgação do aplicativo “Four Taxis”, pelo qual os usuários têm descontos de 20% nas corridas, e elencou implicações decorrentes da eventual chegada do serviço Uber em Bauru.

Presidente da comissão, o vereador Mané Losila avaliou que a Câmara Municipal, junto à Emdurb e a categoria, deve buscar aprimorar a legislação e a regulamentação dos táxis na cidade.

“Outra tarefa nossa é trabalhar pela redução do custo do serviço aos usuários, apostando em ferramentas tecnológicas, como o aplicativo Four Taxis, a fim de reduzir também os índices de ociosidade dos veículos”, pontuou.

VINICIUS LOUSADA