Nesta quarta-feira (01/01), ocorreu a cerimônia de posse dos vereadores da 34ª Legislatura (2025-2028) da Câmara Municipal de Bauru. Conforme prevê o Regimento Interno da Casa de Leis, a vereadora mais votada no pleito do dia 6 de outubro, Estela Almagro (PT), presidiu a sessão, que começou às 18h.
Os vereadores Julio Cesar (PP) e Pastor Bira (Podemos) foram convidados a ocupar, respectivamente, a posição de primeiro e segundo secretário para a condução da cerimônia, que contou com a presença das seguintes autoridades: o Tenente-Coronel Nilson Cesar Pereira, comandante do 4º Batalhão de Caçadores da Polícia Militar; Thiago Tezani, presidente da subseção da OAB Bauru; Carlos Eduardo Camargo, gerente de relacionamento da CPFL; Roberto Andreghetto, assessor parlamentar do deputado federal Delegado Da Cunha; e Renato Purini, presidente do Departamento de Água e Esgoto de Bauru (DAE).
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os 21 vereadores fizeram o juramento e assinaram o livro de posse. Na sequência, a vereadora Estela Almagro (PT) usou a tribuna como representante da Câmara Municipal.
O discurso da parlamentar ressaltou que ela foi a vereadora mais votada no pleito eleitoral de outubro e a primeira mulher a atingir esse feito. Lamentou, porém, que será a única parlamentar na nova legislatura.
Estela também elencou desafios que a cidade enfrentará nos próximos anos e, em mais de uma ocasião, se dirigiu à prefeita Suéllen Rosim, que estava no plenário, para cobrar diálogo entre os dois poderes. “A cidade anseia por coragem, novas ideias e uma política que visa o bem comum”, afirmou.
A vereadora ainda traçou ações que considera fundamentais para o Poder Legislativo na próxima legislatura: investir na Escola do Parlamento e equipar a Câmara Municipal. Por fim, deixou uma mensagem aos colegas parlamentares: “Precisamos ter uma relação democrática e fiscalizadora com a chefe do Executivo”.
Prefeita e vice-prefeito são empossados
A prefeita Suéllen Rosim (PSD) e o vice-prefeito Orlando Costa Dias (PP) também prestaram o juramento e assinaram o termo de posse durante a cerimônia.
A chefe do Executivo, que inicia o segundo mandato, usou a tribuna para dizer que renova o compromisso de trabalhar incansavelmente para construir uma Bauru próspera, justa e acolhedora: “Será um mandato da consolidação, porque já construímos até aqui”.
A prefeita também disse que deseja dialogar com os vereadores em busca de consenso e para colocar os interesses da população em primeiro lugar. “Da minha parte sempre haverá abertura”, garantiu.