Vereadores acompanham assinatura de convênio para abertura de leitos de UTI no HC

Essas são as primeiras vagas de terapia intensiva desde a abertura do Hospital de Campanha de Bauru, em julho de 2020

Os membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal, o presidente Markinho Souza (PSDB); o primeiro secretário, Pastor Bira (Podemos), e o segundo secretário, Pastor Edson Miguel (Republicanos), acompanhados dos vereadores Beto Móveis (Cidadania), Marcelo Afonso (Patriota), Junior Lokadora (PP) e Junior Rodrigues (PSD) participaram na manhã de hoje (15/4), da solenidade de assinatura do convênio entre a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) e a Prefeitura de Bauru, que formalizou a abertura de dez leitos de UTI no hospital de campanha no ‘predião’ do HRAC/Centrinho-USP.

O valor do investimento autorizado por Suéllen Rosim é de R$ 2.225.8620,00. O custo da diária por leito é de R$ 2.473,18 e o convênio é válido por 90 dias.

Também participaram da solenidade o secretário de Saúde e vice-prefeito, Orlando Costa Dias, o diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), o médico Antonio Rugolo Júnior; o promotor de Saúde Pública de Bauru, Enilson Komono; a diretora do Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo (DRS-6), Doroti Vieira Alves Ferreira; o diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho-USP), Carlos Ferreira dos Santos; a médica pneumologista e diretora executiva do Hospital Estadual de Bauru (HEB), Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, e a diretora do Departamento de Urgência e Pronto Atendimento, Alana Trabulsi Burgo.

Durante a solenidade, Suéllen Rosim agradeceu ao Ministério Público destacando a importância do funcionamento do Hospital das Clínicas para a população bauruense. A chefe do Executivo classificou a abertura de mais leitos como um primeiro passo para uma futura abertura da unidade em sua totalidade.

Enilson Komono parabenizou a prefeitura e a Famesp pelo esforço conjunto que permitiu a assinatura do convênio. Para o promotor, a abertura de novos leitos de UTI é uma medida paliativa e pequena, e que o objetivo da ação é também chamar a atenção do Governo do Estado para que o mesmo assuma a estrutura que a ele pertence.

“O que está acontecendo é uma vergonha nacional, mas a gente vai continuar brigando. Como eu disse em junho do ano passado, se depender de mim esta unidade não será só um Hospital de Campanha”, pontuou o promotor.

Rugolo Júnior destacou o esforço da Prefeitura Municipal e da Famesp para abrir leitos em um dos momentos mais críticos da pandemia. Rugolo lembrou ainda, que a fundação completa hoje 40 anos.

Orlando Costa Dias disse que a abertura do Hospital das Clínicas é um sonho e que espera que ele não dure apenas os três meses do convênio assinado hoje. Para o médico, esse é o primeiro passo para que o município possa sensibilizar o Governo Estadual quanto à necessidade do hospital para Bauru.

Costa Dias agradeceu aos presentes e afirmou esperar o apoio de todos os políticos e vereadores, para que eles auxiliem o poder público na luta para que o hospital continue a funcionar.

Markinho Souza declarou que com a abertura de mais leitos, Bauru está “fincando uma bandeira e deixando bem claro o interesse na abertura definitiva do hospital, não apenas como hospital de campanha”.

O presidente da Casa de Leis compartilhou as informações apresentadas em Audiências Públicas de que o Governo do Estado teria o compromisso de encaminhar, ainda este ano, um Projeto de Lei para transformar o Hospital das Clínicas em autarquia.

No mês passado, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bauru se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, cobrou agilidade e solicitou a abertura de mais leitos de UTI para o enfrentamento da pandemia no município.