Vereadores acompanham apresentação de nova proposta do governo ao funcionalismo

28/03/2018 - Sugestão de abono propicia ganhos reais na remuneração dos servidores com salários mais baixos

Os vereadores Sandro Bussola (PDT), Francisco Carlos de Góes – Carlão do Gás (PMDB), José Roberto Segalla (DEM), Luiz Carlos Bastazini (PV), Mané Losila (PDT), Markinho Souza (PP), Miltinho Sardin (PTB), Roger Barude (PPS) e Telma Gobbi (SD) participaram, na manhã de hoje (28/03), no auditório do Palácio das Cerejeiras, de reunião entre o prefeito Clodoaldo Gazzetta, secretários de governo, diretores do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinserm) e representantes da categoria, em greve desde a terça-feira da semana passada, reivindicando maiores índices de reajustes em seus salários.

A administração já encaminhou Projeto de Lei fixando o reajuste salarial do funcionalismo em 1,42% para março e mais 1,42% a partir de setembro. Entre outros pontos, o texto ainda define o valor do Vale-Compras em R$ 451,00, 10% maior do que o atual, e dobra, de 50% para 100% sobre o Vale-Compras, o valor da Gratificação Natalina.

Ainda assim, após a iniciativa da nova reunião junto aos parlamentares, o Poder Executivo apresentou mais duas propostas, que resultarão em impactos fiscais semelhantes ao da que já havia sido apresentada.

A primeira consiste em reajuste de 1,42% e mais abono de R$ 70,00, resultando em acréscimo salarial de 8,42% aos 64 servidores da Prefeitura que ganham até R$ 1 mil; 4,92% aos 3.795 que ganham até R$ 2 mil; 3,75% aos 1.188 que ganham até R$ 3 mil; e 3,17% aos 331 que ganham até R$ 4 mil. Esses consistem na grande maioria do universo dos 5.810 funcionários. Os demais teriam ganhos entre 2,3% e 2,82%.

A segunda proposta consiste em reajuste de 2% mais R$ 50,00 de abono, resultando em acréscimo salarial de 7% aos 64 servidores da Prefeitura que ganham até R$ 1 mil; 4,5% aos 3.795 que ganham até R$ 2 mil; 3,67% aos 1.188 que ganham até R$ 3 mil; e 3,25% aos 331 que ganham até R$ 4 mil. Os demais teriam ganhos entre 2,63% e 3%.

As novas sugestões, agora, serão submetidas para a apreciação dos servidores públicos municipais.

VINICIUS LOUSADA