Vereador Segalla sugere programas de habitação popular em prédios abandonados do Centro de Bauru

10/05/2018 - Alternativa a projetos em áreas periféricas isentaria o município de ampliar estruturas e serviços públicos a novos bairros, distantes de ocupações urbanas consolidadas

O vereador José Roberto Segalla (DEM) propôs, na última Sessão Legislativa, que a Prefeitura repense os conceitos dos programas habitacionais voltados a pessoas de baixa renda, atualmente projetados quase que exclusivamente para regiões periféricas de Bauru.

Para o parlamentar, o ideal seria apostar na ocupação vertical do Centro da cidade, que já dispõe de infraestrutura e oferta de serviços públicos essenciais.

“Nós evitaríamos problemas com transporte, abastecimento de água e recolhimento de esgoto”, destacou Segalla, que completou: “As pessoas poderiam e deveriam estar morando aqui na região central de Bauru”.

A ideia do vereador é aproveitar o potencial subutilizado do coração da cidade, onde existem muitos prédios antigos e desocupados que poderiam ser reformados ou dar espaço a novas construções.

O procedimento isentaria o município de estender estruturas e serviços para novos bairros, distantes de ocupações urbanas já consolidadas.

Iniciativa privada

Uma das saídas apontadas para viabilizar o projeto estaria nas Parcerias Público-Privadas (PPPs), a exemplo do que já ocorreu na capital do Estado. Lá, em setembro do ano passado, a Prefeitura entregou a revitalização do Largo do Batata, citou Segalla.

O que propõe o vereador é, antes de tudo, que o munícipio desaproprie os imóveis abandonados, para que então os prédios possam ser reutilizados nos programas habitacionais.

“[Áreas de] São Paulo foram revitalizadas desse jeito, não há nenhuma novidade”, enfatizou Segalla.

Assista à íntegra do pronunciamento do parlamentar

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Câmara Municipal de Bauru