Vereador Natalino homenageia o Esquadrão da Vida pelos serviços prestados

Em parceria com o poder público municipal, a entidade gerencia a Casa de Passagem, garantindo proteção integral a pessoas em situação de rua ou outras situações de vulnerabilidade

A Equipe Cristo Verdade que Liberta - Esquadrão da Vida foi homenageada nesta segunda-feira (30/09), na Câmara Municipal de Bauru, com a entrega de Moção de Aplauso proposta pelo vereador Natalino da Silva (PV). Assista

Além dos parlamentares, o secretário municipal do Bem-Estar Social, José Carlos Fernandes, prestigiou a solenidade.

Natalino destacou os diversos projetos sociais desenvolvidos, em parceria com o poder público, pela associação sem fins lucrativos, fundada em 1972.

O Esquadrão atende dependentes de substâncias psicoativas em comunidade terapêutica para jovens e adultos do sexo masculino.

A entidade também atua no serviço de acolhimento institucional em Casa de Passagem para indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, ou até mesmo sem referência familiar, a fim de garantir proteção integral para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito.

De 2012 até abril de 2019, 2.393 acolhimentos já foram realizados. O período não é fixo em razão de cada indivíduo ter suas potencialidades e desafios, o que interfere no processo de desligamento do serviço. Porém, esse processo é construído conjuntamente com o usuário, com dignidade e respeito à sua vontade e nível de autonomia.

“Contribui para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos, restabelece vínculos familiares e sociais, promove acesso à rede socioassistencial, garante os direitos e acesso às demais políticas públicas setoriais”, destaca Natalino sobre o serviço.

Diretor-fundador do Esquadrão da Vida, Edmundo Muniz Chaves falou em nome da associação e agradeceu a homenagem da Casa Legislativa.

Ele relatou estar em Bauru desde 1971 e destacou a característica da cidade em dedicar atenção às pessoas carentes.

Edmundo também frisou a importância da parceria entre a Prefeitura e as entidades sociais de Bauru para o desenvolvimento de projetos.

Se por um lado o município cumpre os compromissos de repasses financeiros, por outro, a interrupção dos serviços prestados pelas instituições sem fins lucrativos ocasionaria um caos social.

Atualmente, o Esquadrão da Vida é presidido por João Lunardelli Neto. Davi de Campos Munhoz e Clóvis Cavenaghi são os primeiro e segundo secretários. Os tesoureiros são Edilson Martins Laroca e Marco Antônio Fabro. Já a assistente social Maria Sellmann Chaves coordena a Casa de Passagem.