Vereador Markinho Souza homenageia idealizador do currículo do curso de medicina da USP em Bauru

Moção de Aplauso foi entregue nesta terça-feira (06/08) ao professor Gerson Alves Pereira Junior; docente falou em “conflito internos” e pediu apoio da sociedade civil

O vereador Markinho Souza (PP) entregou, nesta terça-feira (06/08), Moção de Aplauso ao professor Gerson Alves Pereira Junior, responsável pelo projeto político pedagógico (PPP) e professor do curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru. Assista aqui

A homenagem, prestada no plenário da Câmara Municipal, destacou a carreira de excelência do médico e docente rio-pretense e sua importância, desde sua chegada em Bauru, em 2018, para abertura da graduação médica da principal universidade de América Latina.

“A gente só tem a agradecer pela presença do professor Gerson em nossa cidade, que vem, com sua experiência, nos trazer a grade deste curso que esperamos há 40 anos”, pontuou Markinho, autor da Moção.

O professor agradeceu o reconhecimento por parte dos vereadores e reiterou o pedido de apoio de agentes públicos, em especial do Poder Legislativo, e da sociedade civil para o fortalecimento do curso de medicina da USP em Bauru.

Gerson afirmou que conflitos internos e manipulação de informações têm causado insegurança, principalmente em alunos. Há, inclusive, casos de desistências. Ele defendeu também a necessidade de construção de acordos alinhados aos interesses da população.

Segundo o professor e médico, no entanto, a graduação em medicina é só o começo do trabalho, que já mira a abertura de curso de pós-graduação.

Também está pendente de homologação, até o mês de outubro, a criação de 20 vagas em residência médica, sendo que seis serão voltadas à área da urgência - "principal demanda de Bauru", ressaltou.

Gerson acredita que o curso de medicina da USP é capaz de propor um novo modelo de Saúde para a região. "Os atuais estão falidos", frisou, referindo-se especialmente à rede pública.

Presidente da Casa, o vereador José Roberto Segalla (DEM), que conduziu a solenidade, reforçou o pacto da Câmara Municipal em favor do curso, mediante todas as ações que estiverem ao alcance da Casa.

Prestigiaram a solenidade Alessandra Mazzo, o coronel PM Miguel Minozzi, Adriana Minozzi, Marcos Cabelo (presidente da Associação Paulista de Medicina - APM Bauru), Alexandra Tinos e Luís Sabage. A vereadora Telma Gobbi (SD) também participou da entrega da Moção.