Vereador Markinho propõe mais transparência nas unidades de urgência e emergência

01/02/2017 - Enfrentar o déficit de árvores, ampliar o programa público de castração e criar condições para ampliar o nível de empregabilidade também são prioridades do parlamentar

Aprimorar a transparência e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços nas unidades de urgência e emergência da rede municipal de Saúde: este é o objetivo de um dos projetos que será apresentado pelo vereador Markinho Souza (PP) em 2018.

Reconhecendo o avanço do último ano, quando não houve o fechamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) por falta de médicos, o parlamentar afirma que é possível dar um novo passo, exigindo, em lei, que sejam afixados informes com os nomes dos médicos que estão atendendo em cada turno e o horário de início e término do plantão de cada profissional.

“A ideia é dar uma ferramenta para que a população possa saber quantos médicos estão na unidade naquele momento, até mesmo para efetuar uma reclamação se necessário. É muito comum chegarem a nós queixas de períodos muito longos de espera por consultas: duas horas e meia, três horas. São relatos pontuais, mas que dizem que os pacientes não são chamados por muito tempo e, em determinado momento, chamam vários de uma vez”, explica Markinho.

Para tornar a iniciativa ainda mais eficaz, o vereador vai propor que também seja exposto, com destaque, o telefone da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde em todas as unidades.

Castração

Outra frente de trabalho do parlamentar em 2018 será a necessidade de ampliação do programa público de castração em cães e gatos.

Ele destaca que, com a colaboração de seu mandato, a Prefeitura deu início a uma ação permanente, direcionada aos animais de famílias de baixa renda. O número de clínicas particulares conveniadas, contudo, ainda é pequeno e não absorve toda a demanda.

Além disso, o programa já existente não assiste os cães e gatos de rua ou resgatados por ONGs e/ou protetores independentes.

“É bom, mas muito tímido. Temos a chance de ampliar com a breve chegada do Castramóvel, viabilizada pelo trabalho do meu mandato e do vereador Fábio Manfrinato [PP] junto ao deputado federal Ricardo Izar [PP]. É importante frisar que, quando falamos em castração, estamos cuidando do bem-estar animal, mas também da saúde pública. Bauru é uma cidade que ainda registra óbitos por leishmaniose”, frisa Markinho Souza.

Arborização

O vereador também pretende rever a legislação que trata da arborização urbana no município. Segundo ele, tanto a supressão e a poda drástica irregulares quanto às negativas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) a pedidos de remoção de árvores condenadas são problemas que devem ser enfrentados.

“Precisamos encontrar um equilíbrio e, principalmente, garantir mais árvores na cidade. Há um déficit, que traz uma série de prejuízos. A legislação atual exige o plantio para liberar o ‘habite-se’ a novas construções, mas depois a fiscalização disso é nula. Ninguém acompanha”, afirma.

Empregabilidade

Sabendo que o desemprego é um problema que assola milhares de bauruenses, Markinho Souza conta que também pretende envolver associações e entidades, a fim de estimular que empresas participem do programa Emprega Bauru, lançado recentemente pela Prefeitura, reunindo vagas disponíveis e interessados em se inserir ou reinserir no mercado de trabalho.

“As pessoas não querem uma cesta básica. Buscam a dignidade, de ganhar seu dinheiro trabalhando. Essa interação entre o poder público e as empresas pode gerar bons frutos. Tudo isso, é claro, associado a um ambiente favorável a investimentos, que deve vir junto com o destravamento da cidade”, pontua o parlamentar.

VINICIUS LOUSADA