Vereador Markinho alerta sobre risco de colapso no abastecimento público

11/05/2018 - Na próxima segunda-feira, a administração apresentará aos vereadores plano de ações para mitigar consequências da estiagem

O baixo volume de chuvas registrado no último mês foi tema do pronunciamento do vereador Markinho Souza (PP) na última Sessão Legislativa.

Na Tribuna da Casa de Leis, o parlamentar falou sobre o risco de crise no abastecimento público, em decorrência da estiagem, já alertado pelo DAE – Departamento de Água e Esgoto.

O problema é esperado para o fim do ano, quando, em razão das altas temperaturas, o consumo de água aumenta.

No ano passado, vários bairros sentiram efeitos do desabastecimento. Os pedidos de caminhões-pipa triplicaram, passando de 36, em agosto, para 99 em setembro.

Para 2018, a expectativa é de que o problema se agrave, por conta da antecipação da estiagem, da segunda metade de maio para o mês de abril.

Plano do DAE

Nesta segunda-feira (14/05), no intervalo regimental da Sessão Legislativa, os vereadores receberão o presidente do DAE, Eric Fabris, e o prefeito Clodoaldo Gazzetta, que devem apresentar à Câmara Municipal um plano de ações para, em curto prazo, mitigar os efeitos da seca no abastecimento público.

Um pacote de medidas já havia sido anunciada pela autarquia no fim do ano passado, mas não saiu do papel em razão de impasses de natureza fiscal.

Assista à íntegra do pronunciamento do parlamentar

Câmara Municipal de Bauru