Vereadora do Equador visita a Câmara de Bauru

- Vinicius Lousada

Kira Cabrera foi recepcionada por Telma Gobbi - ambas presidem as comissões de Saúde das Casas Legislativas de suas cidades

A Câmara Municipal de Bauru recebeu, nesta sexta-feira (04/10), a vereadora da cidade de Manta, do Equador, Kira Cabrera. No país latino-americano, o cargo é chamado de “concejal”, ou “concejala” na flexão para o feminino.

Kira foi recepcionada pela vereadora Telma Gobbi (SD), com quem trocou informações sobre o funcionamento das casas legislativas e as atribuições parlamentares nos dois países.

Como ponto em comum, ambas presidem as comissões de Saúde das Câmaras de Manta e de Bauru.

Recentemente, Kira virou destaque no Equador, por ter seu microfone cortado a mando do prefeito de Manta – que participa efetivamente das sessões legislativas de lá.

Se há diferenças no tipo de relação entre os poderes, por outro lado, os problemas que afetam as comunidades são semelhantes, pois, na ocasião que deu projeção à parlamentar, ela abordava justamente a falta de leitos hospitalares no município equatoriano.

Telma e Kira também falaram sobre o desafio de ampliar a participação feminina na política e as barreiras impostas pela cultura machista na América Latina.

Em entrevista à TV e Rádio Câmara Bauru, a parlamentar do Equador se emocionou ao relembrar o terremoto que atingiu Manta cerca de três anos atrás, provocando mortes e estragos na cidade.

Kira é dentista e se encontra no Brasil, em razão de um curso de especialização na área.