Nesta quarta-feira (18/06), às 19h, a Câmara Municipal de Bauru promoverá a entrega do Título de “Cidadão Bauruense” ao médico Antonio Rugolo Junior, presidente da Famesp (Fundação Para o Desenvolvimento Médico Hospitalar). A sessão solene será no Plenário “Benedito Moreira Pinto”.
De iniciativa do vereador Dário Dudário (PSD), a homenagem foi aprovada por unanimidade pela Casa de Leis no dia 22 de abril de 2025 e gerou o Decreto Legislativo nº 2.351 (Processo nº 124/2025).
O Título de Cidadão Bauruense é uma honraria concedida pelo Poder Legislativo a pessoas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da cidade, mas não nasceram em Bauru. É um modo de reconhecer e agradecer o trabalho, a dedicação e os serviços prestados em prol do município.
Acompanhe
A Sessão Solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara Bauru (Canal 10 da Claro/NET e Canal 31.3 no sinal aberto digital). Também é possível assistir à solenidade pelo YouTube e pelo portal da Casa de Leis.
Sobre o homenageado
Antonio Rugolo Júnior nasceu em Laranjal Paulista (SP), passou parte da infância em Piracicaba (SP) e viveu até seus 20 anos em Sorocaba (SP). Foi no final da década de 1970 que fincou raízes na cidade de Botucatu, onde reside até hoje com a família.
Hoje o nome de Rugolo é um expoente na área da saúde, sendo reconhecido não apenas no Estado de São Paulo, mas em todo Brasil. Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu - FMB (1982), o médico também possui Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal Paulista - Unifesp (1990) e doutorado em Pediatria pela FMB (2001), além do MBA em Administração Hospitalar (2002-2003), Capacitação em Administração Hospitalar (Gesthos, 2003) e Custos para Instituições de Saúde (PUCRS - 2009).
Rugolo começou a se familiarizar com a função de gestor ainda na adolescência, quando precisou assumir a transportadora da família diante da enfermidade do pai. Mas foi com o cargo de diretor do Centro de Diagnóstico do Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu que iniciou sua trajetória profissional, intensa e produtiva.
Ao longo de sua história, o médico ocupou vários cargos diretivos na Famesp (diretor-presidente entre 2003-2005; vice-presidente entre 2011 e junho 2013 e presidente novamente a partir de julho/2013) e no Hospital das Clínicas - HCFMB (onde foi diretor entre 2005 e 2009). No mesmo período (2005-2009), foi diretor da Associação Brasileira dos Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAUE) e membro da congregação da FMB/Unesp. Entre 2006 e 2009 também foi membro da Comissão lnterinstitucional do Ministério da Saúde, cujo objetivo era avaliar e diagnosticar a situação dos hospitais universitários.
Desde 2011, transita entre Botucatu, onde fica a sede da fundação que preside, e Bauru, onde fica a Coordenadoria de Serviços de Saúde Famesp, da qual está à frente fazendo a gestão de serviços estaduais como os Ambulatórios Médicos de Especialidade (AME) de Bauru, ltapetininga e Tupã; Hospital Estadual Bauru; Hospital de Base de Bauru; Maternidade Santa Isabel; Hospital das Clínicas e Hospital Manoel de Abreu.
Doutor Rugolo ainda leciona a disciplina de Neonatologia no Departamento de Pediatria da FMB/UNESP. Em 2015, voltou ao cargo de Presidente da FAMESP - Fundação Para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar, afastando-se em 2018 para assumir o cargo de Secretário Adjunto na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Retornou em 2019, onde está até os dias de hoje.