A educadora e professora Vera Casério receberá, em Sessão Solene marcada para esta quarta-feira (11/12), às 19h, a Medalha “Custos Vigilat”. A honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Bauru a partir da iniciativa do vereador Guilherme Berriel (PSB). A homenagem foi aprovada por unanimidade pela Casa de Leis no dia 11 de novembro de 2024 (Processo n.º 270/2024 - Decreto Legislativo n.º 2286, de 12 de novembro de 2024).
A honraria foi criada em 1991 com o objetivo de destacar cidadãos, entidades e empresas que tenham prestado relevantes serviços à comunidade bauruense.
Biografia
Vera Casério é uma educadora renomada, reconhecida como um símbolo do ensino e da educação em Bauru. Com uma carreira de mais de 55 anos, ela se destaca pela dedicação, competência e paixão pela educação, sendo uma referência tanto na educação básica quanto superior.
Formada em Letras (licenciatura e bacharelado) e Pedagogia, Vera também possui mestrado e doutorado em Educação. Ao longo de sua trajetória, exerceu diversas funções de liderança em instituições educacionais. Foi professora e diretora de escolas privadas em Bauru, além de ter atuado como professora, assistente e diretora de escolas municipais, supervisora e diretora de divisão na Secretaria de Educação de Bauru. Entre 2005 e 2016, foi secretária-adjunta e secretária da Educação no município, durante as administrações Tidei de Lima e Rodrigo Agostinho.
Vera também teve uma importante participação acadêmica, sendo coordenadora e professora do curso de Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração e da Faculdade Anhanguera. Foi diretora geral da Instituição Toledo de Ensino e colaborou na fundação da Faculdade Fênix de Bauru. Atualmente, é diretora do D’lncao Instituto de Ensino, em Bauru.
Para Vera, a função do educador vai além do ensino de conteúdos acadêmicos; ela acredita que a educação deve ser uma ferramenta de formação de valores, cidadania e amor. Em entrevista ao *Jornal da Cidade*, ela afirmou que a educação é "a arte da construção permanente" e deve ser exercida de forma ética, técnica e humana. "Formar homens e consciências não é somente mais uma profissão, mas uma enorme responsabilidade", destaca.
A família sempre foi sua maior fonte de realização pessoal. Casada com Paulo Casério, mãe de José Guilherme, Priscila, Paula e avó de netos, Vera tem na família um apoio fundamental para sua trajetória. Ela também carrega com orgulho o legado de seu pai, José Regino, um importante educador e diretor de educação de Bauru, e da mãe, Yvone Ribeiro Regina, fiscal da Receita Federal, que lhe transmitiram valores como garra, competência e determinação.
Para Vera, a educação não é apenas uma profissão, mas uma vocação. "Eu gosto tanto do que faço que não me canso. Quando você trabalha com o que ama, realmente tem a sensação de que nunca mais precisará trabalhar", diz. Ao longo de sua vida, ela reafirma seu compromisso com a educação, afirmando que é professora "por opção e não por falta de opção."
Como a obra de Guimarães Rosa, que nos ensina que "o fundamental na vida não é o ponto de partida nem o de chegada, mas a travessia", Vera continua sua jornada educacional com maestria, influenciando gerações de estudantes e educadores.
Ao Vivo
A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Câmara Bauru, nos canais 10 Claro/NET e 31.3 UHF Digital, no YouTube e no Portal da Casa de Leis.