Na manhã desta quinta-feira (05/06), o vereador José Roberto Segalla (União Brasil) e o ex-vereador Coronel Meira entregaram a Moção de Aplauso nº 161/2024 à TV USP Bauru pelos 15 anos de contribuições por meio de sua produção audiovisual desenvolvida com excelência.
A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 9 de dezembro de 2024 e foi aprovada em plenário na sessão legislativa do dia 11 do mesmo mês.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Márcio Teixeira (PL) e a entrega da homenagem coube a Segalla, que exaltou a história da USP no município de Bauru e o papel da emissora universitária na divulgação científica. “Sintam-se parabenizados pelo trabalho que fazem, que é de excelência e qualidade”, disse o vereador.
Jornalista da emissora, Vitor Oshiro destacou a parceria cultivada no âmbito da equipe que coloca a programação da TV USP no ar e afirmou que a homenagem da Câmara Municipal é uma das maiores conquistas alcançadas pela emissora: “Sermos reconhecidos por nossa comunidade torna o significado ainda maior”.
Além de familiares da equipe, os professores Karin Hermana Neppelenbroek e Heitor Marques Honório, prefeita e vice-prefeito do campus da USP em Bauru, respectivamente, também participaram da cerimônia no Plenário “Benedito Moreira Pinto”.
História da emissora universitária
Em seu décimo quinto ano de atividades, a TV USP Bauru coleciona méritos que merecem ser enaltecidos pela coletividade, considerando as imensuráveis contribuições na prestação de serviços e para o relacionamento da maior instituição pública de ensino superior da América Latina, a Universidade de São Paulo (USP), com o município de Bauru, que abriga um de seus campi.
Criada em setembro de 2010, a TV USP Bauru idealiza e realiza produtos audiovisuais com o objetivo de divulgar à comunidade (interna e externa) as ações desenvolvidas no Campus da Universidade na cidade, onde funcionam a Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU), a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho). Desse modo, a produção da TV é focada na divulgação da tríade ensino, pesquisa e extensão desenvolvida pela instituição em seus diferentes órgãos.
A TV USP Bauru é vinculada à Prefeitura do Campus da USP de Bauru (PUSP-B) e sua equipe é formada pelo jornalista Vitor Oshiro, pela produtora Paula Marques e pelo editor Guilherme Bacciotti.
Em 2024, foram comemorados os primeiros dez anos da parceria entre a TV USP Bauru e a TV Câmara Bauru, celebrada por meio de convênio, renovado em setembro do ano passado, que permite a veiculação de conteúdos produzidos pelo núcleo universitário na programação das noites de quinta-feira do canal legislativo. A TV USP Bauru também disponibiliza seus produtos nos canais da TV no Youtube, Instagram e Facebook.
Reconhecida por diversas premiações, no período que antecede a celebração dos 15 anos de contribuições, a emissora alcançou novo êxito emplacando mais oito produções como finalistas da edição de 2024 do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro. Antes, já acumulava 18 indicações, com sete prêmios nas categorias Melhor Programa, Melhor Reportagem e Melhor Interprograma. Também recebeu menção honrosa na 9ª edição do Prêmio Nuevas Miradas en la Televisión (Novos Olhares da Televisão), da Universidade Nacional de Quilmes, com o documentário curta-metragem “Reserva de vagas abre portas ao Ensino Superior”.