Tuba Ferreira é o novo 'Cidadão Bauruense'

05/07/2019 - Título foi concedido ao comunicador do rádio e da televisão nascido em Guararapes, por iniciativa do vereador Carlão do Gás

Tuba Ferreira é o mais novo “Cidadão Bauruense”. Em Sessão Solene realizada na noite desta sexta-feira (05/07), ele recebeu o Título conferido pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Francisco Carlos de Góes – Carlão do Gás (MDB).

A entrega da placa com a honraria foi prestigiada por familiares, amigos e companheiros do rádio e da televisão.

A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente da Casa, Coronel Meira (PSB), com o auxílio da segunda secretária, Yasmim Nascimento (PSC). O Poder Executivo foi representado pelo vice-prefeito Toninho Gimenez.

Ao lado da esposa Lea Maria Ferreira Gomes, o novo filho de Bauru foi saudado pelos presentes ao ocupar a Tribuna e externar a emoção pelo reconhecimento de 46 anos de atuação na mídia da cidade.

“Agradeço a todos vocês, à minha família, aos amigos que tive e me ajudaram, e aos professores da escola e da vida. Tive muita sorte, primeiro por nascer em uma família tão fantástica, que me ensinou a fazer a coisa certa e ir até o fim; e ser honesto, que é o mais importante”, disse Tuba Ferreira, que também elencou a Câmara Municipal por ter aprovado, por unanimidade, a concessão do Título de “Cidadão Bauruense”.

Carlão do Gás, por sua vez, citou seu casamento de 42 anos com Edna Góes, para lembrar o quão os programas no rádio de Tuba marcaram sua juventude e tantas outras gerações de coirmãos da cidade.

Também emocionado, o parlamentar enfatizou a postura criteriosa que adota para propor honrarias como a celebrada na noite desta sexta-feira.

Toninho Gimenez, Coronel Meira, Lea Ferreira, Tuba Ferreira, Carlão do Gás, Edna Góes e Yasmim Nascimento

Trajetória

Tobias Ferreira Gomes Filhos nasceu em 29 de junho de 1958, em Guararapes/SP. Filho de Tobias Ferreira Gomes e Therezinha Simões Ferreira Gomes, ainda criança veio para Bauru.

Começou a trabalhar com 14 anos na Rádio Auri-Verde como sonoplasta, depois, graças a suas dedicação e competência, assumiu a função de diretor de gravações.

Em 1978, foi um dos fundadores da primeira rádio em FM da cidade, a Rádio Comunicação - agora, 94 FM.

Foi diretor de programação desta emissora por 10 anos. Lançou no rádio os programas "Superplá", no qual mandava recadinhos dos ouvintes - quase um “WhatsApp”, quando ainda não  existia sequer Internet.

Tuba também criou a "Caça à raposa", escondendo bonecos do animal pela cidade e movimentando milhares de bauruenses à “caça” dos bichinhos.

Em 2003, começou a produzir e apresentar, na TV FIB, o programa "Arquivo Sem Limites". Em 2004, foi para a Record de Bauru, onde ficou por três anos e meio apresentando o "Programa Nota 10", revisitando a história de 17 cidades da região e prestigiando seus artistas.

Em 2006, migrou para a TV Prevê e, desde então, segue contando e enaltecendo a trajetória de ilustres filhos da terra.

Também criou, para a rádio e para a televisão, o programa "Casa de Bamba", que aquece a cidade para o Carnaval; e deu continuidade à entrega do prêmio "Tamborim de Ouro".

Tuba foi pioneiro ao fazer a primeira transmissão "ao vivo" pela televisão dos desfiles de todas as escolas de samba de Bauru.

Tuba Ferreira e Carlão do Gás e, ao centro, as respectivas esposas, Lea Ferreira e Edna Góes

Familiares, amigos e companheiros de trabalho prestigiaram Sessão Solene no Plenário da Câmara de Bauru

Da Tribuna, Carlão fala ao homenageado da noite

Secretariando a Sessão, a vereadora Yasmim Nascimento ao lado da Mesa, composta pelo vice-prefeito, Toninho Gimenez, pelo vereador Meira e comunicadores Alceu Rodrigues e Celso Chermont