Troféu ‘Eu Faço a Diferença’ é entregue na Casa de Leis durante a abertura da Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação

A Câmara Municipal de Bauru sediou, nesta segunda-feira (22/8), a abertura oficial da Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação com a entrega do Troféu “Eu Faço a Diferença”. Instituída pela Lei Municipal 5.792/2010, a Semana é realizada pela Prefeitura de Bauru, através das Secretarias de Cultura, Bem Estar Social (Sebes) e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), Associação Bauru pela Diversidade (ABD) e Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CADS).

Apoiam a Semana, os Conselhos Municipais de Políticas para as Mulheres, da Comunidade Negra, da Pessoa Idosa (Comupi), da Pessoa com Deficiência (Comude), e as Comissões de Direitos Humanos e de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bauru. Outras atividades estão sendo desenvolvidas até 28 de agosto.

A solenidade foi presidida pelo presidente da Associação Bauru pela Diversidade (ABD), Rick Ferreira.

Participaram de forma presencial no plenário “Benedito Moreira Pinto”, os vereadores Manoel Losila (MDB) e Estela Almagro (PT).

A cerimônia contou ainda com a presença do deputado federal Rodrigo Agostinho, das secretárias de Cultura, Tatiana Sá; do Bem-Estar Social (Sebes), Ana Salles; de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Gislaine Magrini; da Educação, Maria Kobayashi, e do representante do Gabinete da Prefeitura, Leonardo Marcari. Também estiveram presentes, os representantes de diversos conselhos municipais e comissões dos Direitos Humanos, da Pessoa Idosa e da Diversidade Sexual e de Gêneros, todos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bauru.

Premiados

• Maria Helena Bragança Albanese - Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comupi) de Bauru

• Social Bauru - Veículo de Comunicação

• Ariel Lucas Barca - Servidor

• Sérgio de Campos Oliveira - Arte-Educador-Desenhista

• Érika Masuko Komono - Servidora

• Irineu Nje’a Terena - Luta pelos povos indígenas

• Kahena Quintaneiro Bizzotto - Luta antirracista

• Lar Escola Santa Luzia para Cegos - Por fazer a diferença na vida de tantos deficientes visuais

• Chef Moacir Santana - Empregabilidade à Diversidade

• Sebastiana de Fátima Gomes - Pela luta dos direitos das mulheres e o combate ao racismo

• Carla Patrícia Juraci de Mello - Projeto TranSolidárias

COMBATE AO PRECONCEITO

O preconceito e a discriminação consistem no tratamento injusto ou depreciativo, que pode ocorrer em razão de aspectos como idade, etnia, gênero, orientação sexual, condição social, religião, deficiência. A prática pode levar à exclusão ou mesmo segregação social. Qualquer forma de preconceito nas relações humanas prejudica o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária. Toda diferença precisa ser respeitada, seja ela étnica, cultural ou de gênero.

A Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e esclarecer toda a sociedade sobre o assunto, pois a educação é a base de uma sociedade organizada.

Durante a semana e em todo o mês de agosto, são realizadas atividades relativas ao tema pelos Serviços e Programas Socioassistenciais da Rede do Sistema Único de Assistência Social (Rede SUAS), Sedecon, Secretaria de Cultura, Senac Bauru e Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CADS).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Abertura Oficial e troféu “Eu faço a diferença”

Data: 22/8 (segunda-feira)

Local: Câmara Municipal de Bauru