Márcio Fernando Elias Rosa é o mais novo Cidadão Bauruense

- Repórter Fotográfico

27/02/2018 - Em Sessão Solene na Câmara Municipal, o homenageado também foi prestigiado por colegas do Ministério Público e do Poder Judiciário

Secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, o Doutor Márcio Fernando Elias Rosa é o mais novo “Cidadão Bauruense”. A entrega do Título, conferido a partir da aprovação de Projeto de Decreto Legislativo, por iniciativa do vereador José Roberto Segalla (DEM), se deu em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (27/02), no Plenário do Poder Legislativo de Bauru.

A cerimônia foi prestigiada por dezenas de membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, das Forças Armadas e da Polícia Militar, bem como pelos vereadores Sandro Bussola (PDT), presidente da Casa, Telma Gobbi (SD), Roger Barude (PPS), Coronel Meira (PSB), Chiara Ranieri (DEM), Fábio Manfrinato (PP), Francisco Carlos de Góes – Carlão do Gás (PMDB), Pastor Luiz Barbosa (PRB), Markinho Souza (PP), Telma Gobbi (SD) e Yasmim Nascimento (PSC).

Também comparecerem o ex-vereador Lima Júnior, o deputado estadual Celso Nascimento e o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Antônio Carlos Garms, que representou o Poder Executivo de Bauru.

Antes mesmo das palavras de Segalla, Márcio Elias Rosa foi homenageado em um vídeo com depoimentos de amigos, colegas de trabalho e lideranças da classe política.

Entre elas, o deputado estadual Pedro Tobias e o governador Geraldo Alckmin, que, em visita à cidade nesta semana, revelou que o secretário de Justiça, que também responde pela presidência da Fundação CASA, é conhecido como “bauruense”, por ter passado sua juventude por aqui, onde também deu início a seus estudos em Direito.

Manfrinato, Markinho, Carlão, Pastor Luiz, Chiara, Yasmim, Márcio Elias Rosa, Segalla, Bussola, Meira e Barude

Após entregar a placa que materializa a honraria, o vereador que propôs a concessão do Título destacou o reconhecimento público da competência e capacidade do homenageado, ressaltando que a Sessão Solene apenas tornou de fato e de direito “a naturalidade afetiva, de coração” por parte de Márcio Elias Rosa.

“Quando perguntei se o doutor aceitaria receber o Título, o fiz na condição de representante do povo bauruense, que tem a honra de tê-lo como conterrâneo”, afirmou.

Segalla contou ainda que o convite se deu na ocasião em que integrou uma comitiva da cidade que pleiteou junto à Secretaria de Justiça a construção de um Novo Fórum para o município.

“Quem não conhece a mim e a ele poderia até pensar que houve alguma segunda intenção, mas nem eu o faria nem ele aceitaria algo do tipo, até porque conhece muito bem a realidade do nosso Fórum porque frequentou o prédio enquanto estudava em Bauru no início da década de 1980, quando as instalações já eram insuficientes”, pontuou o vereador.

Homenageado

Márcio Fernando Elias Rosa ocupando a Tribuna da Câmara Municipal de Bauru

Em seu discurso, Márcio Fernando Elias Rosa enalteceu a atuação de Segalla como vereador e também como colega de Ministério Público, no qual ambos traçaram suas carreiras.

O secretário de Justiça estendeu os agradecimentos aos demais vereadores, que aprovaram, por unanimidade, a concessão do Título de Cidadão Bauruense.

“Não sou adepto a homenagens desta natureza, mas confesso que há muito tempo desejava ser filho dessa terra, onde passei minha juventude”.

Márcio Fernando Elias Rosa falou ainda sobre o cenário de crise nacional, que, em sua avaliação, não é o primeiro nem o mais grave da história brasileira. Além de acreditar que a sociedade superará essa fase, o secretário enalteceu a prática da boa política para que isso ocorra.

“Devemos condenar os homens; não a política: a ação que melhora a vida do próximo”, encerrou.

Trajetória profissional

Natural de Ibiúna, Márcio Fernando Elias Rosa está à frente da Secretaria de Justiça desde 1º de junho de 2016.

Bacharel em Direito, o mais novo Cidadão Bauruense ingressou no Ministério Público em dezembro de 1986.

Desde então, atuou como promotor em no Vale do Ribeiros, nas cidades de Apaí, Sumaré, Barueri e na Capital Paulista. Em 2009, foi promovido a Procurador de Justiça, tendo sido nomeado Procurador-geral de Justiça três anos depois.

Foi reconduzido ao cargo para o biênio 2014-2016 e, à frente do Ministério Público de São Paulo, promoveu ações efetivas em prol do acesso à Justiça, dos direitos sociais, da defesa do consumidor, da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da tutela ambiental e da defesa do patrimônio público.

Na vida acadêmica, é Mestre e Doutor em Direito do Estado pela PUC/SP. Cursou especialização em Direito Processual Penal (PUC-SP). É Professor Universitário e em cursos preparatórios para as carreiras jurídicas e na Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo e de outras federações.

É também professor convidado em cursos da Escola Superior do Ministério Público Federal e da Magistratura Federal, além de Professor Emérito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie.

Autor de livros e artigos, Márcio Fernando Elias Rosa também foi vice-presidente para a Região Sudeste do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), além de responsável pelo acompanhamento legislativo daquele colegiado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, bem como pelo acompanhamento de processos nos Tribunais Superiores.

VINICIUS LOUSADA