Título de Cidadão Bauruense a Edmundo Fraga Lopes

- Repórter Fotográfico

25/11/2016 – Por indicação do ex-vereador Antônio Faria Neto, a Câmara Municipal homenageou com Título de “Cidadão Bauruense”, o Desembargador do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, sediado em Campinas, Edmundo Fraga Lopes, natural de Tupã. Casado com a psicóloga Célia Garcia Lopes, tem três filhos: Camila Garcia Lopes, Psicóloga Clínica; Gabriel Garcia Lopes, quintanista de Direito na PUC/ Campinas e Beatriz Garcia Lopes, primeiro ano de Direito na ITE Bauru.

Edmundo é filho de José Vantuir de Souza Lopes, ex-Gerente do Banespa e de Maria Amélia Fraga Lopes, professora primária aposentada. Ingressou por concurso público na carreira administrativa do Banco do Brasil, transferindo-se a pedido para Bauru, onde iniciou o bacharelado em direito e graduou-se pela ITE; foi Secretário do Diretório Acadêmico IX de Julho.

Foi educador da Universidade Corporativa Banco do Brasil, ministrando os Cursos de Relações Jurídico Negociais; Secretário-adjunto da 21ª Subsecção de Bauru da OAB (Presidente Henrique Crivelli Alvarez), e examinador credenciado de Direito do Trabalho e Tributário dos exames de ingresso na entidade.

Em 2005, integrou o Conselho Municipal de Turismo de Bauru, como representante do Clube de Serviço Lions e após integrar lista sêxtupla da OABISP e lista tríplice do Tribunal, foi nomeado, em maio de 2006, juiz togado do TRT da 15ª Região, em Campinas, em vaga destinada pelo quinto constitucional à classe dos advogados.

Desde então integra a 3ª Câmara (da 2ª Turma) do Tribunal, bem como a Sessão Especializada em Dissídios Individuais, cuja competência originária são as ações rescisórias. Participa das atividades administrativas do Tribunal como membro da Comissão de Informática e de Meio Ambiente do Trabalho e atualmente preside a Comissão Extraordinária do Acervo Tecnológico Inoperante.

Pertence à Associação dos Magistrados do Trabalho e integrou as comissões organizadoras dos Congressos Brasileiro de Direito do Trabalho Rural, em Barretos. Eleito, Presidente da 2ª Turma, atualmente é Presidente da 3ª Câmara.

É Gestor Regional de 2º grau no TRT de Campinas do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, coordenado pelo Tribunal Superior do Trabalho. Ainda em Bauru, participa de atividades em prol da Creche Ernesto Quaggio (com 120 crianças na Vila Santa Luizia), da APAE, SORRI e outras entidades.

Integra a rede de voluntariado do BB como representante da SORRI, encaminhando projetos de apoio financeiro para as atividades da entidade, tendo obtido recursos para a Formação e Inclusão Digital de usuários, com aquisição de equipamentos e de um container.

Além de familiares e autoridades convidadas pelo homenageado participaram da solenidade, os vereadores Artêmio Caetano Filho, José Roberto Martins Segalla, Markinho de Souza; ex-vereadores José Clemente Resende, Catarina Carvalho e Faria Neto, o presidente do DAE, Luiz Célio Bucceroni, representando o prefeito Rodrigo Agostinho.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa