Telma Gobbi pede respostas sobre novos leitos prometidos para o Hospital de Base

06/12/2018 - Responsabilidade é do governo do estado, mas, de acordo com a parlamentar, cabe à Prefeitura intensificar cobranças

A vereadora Telma Gobbi (SD), que preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Bauru, revelou, na Sessão Legislativa da última segunda-feira (03/12), estar preocupada com a falta de notícias a respeito da abertura de novos leitos no Hospital de Base.

Em outubro deste ano, o governo do estado de São Paulo anunciou a criação imediata de 17 leitos para internação e outros cinco de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na semana passada, porém, a parlamentar obteve, junto à Famesp (Organização Social que gerencia o Base), informações de que a primeira parcela dos recursos que viabilizariam o projeto não foi repassada no mês de novembro, como havia sido pactuado.

Telma frisou a importância de que os gestores municipais cobrem respostas do estado, inclusive por meio do governador eleito João Dória e do próximo secretário estadual de Saúde, que responderão pela área na administração paulista a partir de 1º de janeiro de 2019.

A preocupação da vereadora é de que o município tenha perdido o dinheiro necessário para viabilizar os novos 22 leitos no Base, considerados de extrema importância em razão do déficit de vagas para internação hospitalar em Bauru.

A parlamentar frisou ainda que, diferentemente do que foi divulgado, as futuras vagas não serão imediatamente disponibilizadas. Ela apurou que, mesmo após a liberação dos recursos, serão necessárias intervenções em período de 60 a 90 dias.

Assista à íntegra do pronunciamento

Câmara Municipal de Bauru