Telma Gobbi cobra ações efetivas contra falta d'água

18/06/2018 - Médica, a parlamentar fez também um alerta sobre a importância da vacinação contra gripe; campanha vai até dia 22 de junho

Alertada por munícipes sobre a falta d’água que perdura por quatro dias no Parque Viaduto, em Bauru, a vereadora Telma Gobbi (SD) cobrou, na Sessão Legislativa desta segunda-feira (18/06), ações efetivas do DAE - Departamento de Água e Esgoto contra a estiagem prevista para este ano.

O presidente da autarquia, Eric Fabris, ao apresentar o Plano de Contingência em maio, alertou para o que pode ser, neste ano, um problema ainda maior que o de 2014, quando, devido à falta de chuvas, o nível da lagoa de captação do Rio Batalha baixou a 1 metro - sendo que o ideal é de 2,6m.

O objetivo da autarquia é construir 10 quilômetros de adutoras para interligar regiões, além de perfurar três novos poços em diferentes bairros da cidade. O DAE pretende ainda distribuir caixas d’água para dotar residências que não dispõem de estruturas para reservação.

Apesar da urgência pontuada pelo próprio presidente do DAE, os projetos de lei relativos ao plano só chegaram à Câmara Municipal nesta segunda e, a partir desta semana, começam a tramitar pelas comissões da Casa.

Vacinação

Telma fez ainda um apelo à população sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, iniciada em abril. Ela alertou sobre a importância de realizar a prevenção e lamentou a baixa procura da população nos postos de saúde.

A adesão foi tão baixa que o Ministério da Saúde decidiu ampliar o tempo de campanha. Agora, os grupos de risco têm até o dia 22 de junho para procurar pela dose da vacina.

O grupo prioritário contém crianças de seis meses a cinco anos, mulheres grávidas ou que estejam até 45 dias pós-parto, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas doenças crônicas, presos e profissionais do sistema prisional, jovens que cumprem medidas socioeducativas, professores e trabalhadores da saúde.

Câmara Municipal de Bauru