Solicitadas pelo vereador Sandro Bussola, audiências públicas discutem concessões e PPPs na cidade

07/02/2019 - Assessoria de Imprensa

07/02/2019 – Lixo, iluminação e o aeródromo são os principais temas

A Câmara Municipal de Bauru recebe, a partir desta sexta-feira (08/02), uma série de audiências públicas que vai discutir grandes concessões e parcerias público-privadas (PPPs) em Bauru.

Convocadas a pedido do vereador Sandro Bussola (PDT), as reuniões propõem debates sobre a destinação final do lixo, a responsabilidade sobre a gestão da iluminação pública e a área do aeródromo municipal.

Área do aeródromo

O destino da área do aeródromo municipal será discutido nesta sexta-feira, às 15h, no plenário da Câmara. Segundo Bussola, ainda há muito o que discutir sobre a proposta, já que o modelo e os valores para concessão não começaram a ser debatidos no município.

Caso avance a ideia de doação ou concessão de uso da área, a expectativa do vereador é reivindicar, por meio de contrapartidas, investimentos para a revitalização do centro da cidade.

Iluminação Pública

Já a gestão da iluminação pública de Bauru será tema da audiência do dia 13 de março, às 15h, também na Câmara Municipal.

A expectativa é de que a cidade possa modernizar sua estrutura de postes de iluminação e instalar novos pontos em locais onde hoje não existem, seja por meio de concessão ou PPP.

Na opinião de Sandro Bussola, a alteração na forma de cobrança da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP), aprovada pelos parlamentares no fim do ano passado, dá margem de investimentos para que a Prefeitura solucione os déficits da iluminação.

Destinação do lixo

A última audiência, marcada para 27 de março, discutirá a destinação final do lixo produzido em Bauru. Os vereadores consideram que o custeio do depósito de resíduos em aterro particular, instalado em Piratininga, tornou-se uma despesa onerosa para os cofres do município.

Vários modelos são discutidos. Um deles é a contratação de empresa privada, por meio de PPP ou concessão, que ficaria responsável pela destinação final do lixo. Outra possibilidade é a inclusão do serviço de coleta nesse contrato.

Segundo Sandro Bussola, uma terceira opção ainda é considerar a participação das cooperativas de reciclagem de lixo como parte desse acordo para a execução do serviço.

Acompanhe

As audiências públicas serão realizadas no plenário da Câmara Municipal de Bauru, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, nos canais 10 da NET e 31.3 UHF digital, e abertas à toda a população.

Câmara Municipal de Bauru