'Setembro Amarelo': em palestra na Câmara, CVV trata de prevenção ao suicídio

Neste mês, a entidade promove série de eventos sobre a temática e chama público a desmistificar tabus pela valorização da vida

Como parte da programação oficial do "Setembro Amarelo" em Bauru, a Câmara Municipal recebeu, nesta sexta-feira (13/09), palestra do Centro de Valorização à Vida (CVV) sobre prevenção ao suicídio, conduzida pelo voluntário Luiz Ramos.

A apresentação foi dirigida aos servidores da Casa e tratou dos principais desafios enfrentados para a redução do número de pessoas que atentam contra a própria vida. Só no ano passado, um a cada 100 mil brasileiros cometeu suicídio.

Os funcionários ouviram sobre diversas estratégias adotadas pelo CVV, na tentativa de minimizar sofrimento das pessoas que buscam ajuda, e sobre maneiras de encarar doenças como a depressão e a ansiedade.

Segundo Ramos, o CVV, e qualquer pessoa que queira ajudar a reverter o quadro alarmantes de aumento de casos de suicídios, precisa agir de forma preventiva, sem interferir negativamente no processo de cura das pessoas.

Por isso, a conduta correta é a de “estender as mãos” para ajudar as pessoas próximas na busca por ajuda profissional qualificada. Estudos apontam que nove em cada dez casos de suicídios poderiam ser evitados dessa forma.

CVV

Em 2018, o CVV atendeu mais de três milhões de pessoas no Brasil. Por dia, são mais de 10 mil ligações atendidas, a qualquer horário, por voluntários para lidar com as dúvidas de pessoas que pensam em suicídio ou que simplesmente precisem falar sobre seus problemas e suas angústias.

Para entrar em contato, basta ligar para o número 188.

A TV Câmara Bauru também aderiu à campanha "Setembro Amarelo", incluindo em sua programa conteúdos ligados à prevenção ao suicídio. Os vídeos estão disponíveis no Canal da emissora no YouTube e abordam temas como inclusão, drogas, bullyng, depressão, pressão nos estudos e assédio sexual.

Agenda

As atividades do Setembro Amarelo continuam até o fim do mês. Confira a programação:

Atividades visam a conscientização sobre a prevenção ao suicídio