Sessão Solene: valorização da vida e da dignidade humana é foco da Campanha da Fraternidade 2020

Os vereadores Mané Losila e Carlão do Gás receberam o Bispo Dom Rubens Sevilha e as comunidades de religiosos e leigos da Igreja Católica

A necessidade da valorização da vida e dos cuidados consigo e com o próximo foram os cernes do pronunciamento do bispo da Diocese de Bauru, Dom Rubens Sevilha, na Sessão Solene do Poder Legislativo, que marcou o lançamento da edição de 2020 da Campanha da Fraternidade no município.

O tema da campanha neste ano é “ "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso".

“A vida tem sido desvalorizada (...) Mas devemos encará-la como um dom, como uma graça recebida, do qual temos o dever de cuidar (...) Como estamos defendendo a dignidade humana?”, questionou o religioso ao público presente na Câmara Municipal.

Dom Sevilha exemplificou a relevância da reflexão proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a partir das estatísticas de homicídios e suicídios no País. “São 30 casos por dia”, pontuou, referindo-se às pessoas que atentam contra as próprias vidas.

Para reiterar a importância da preocupação com o próximo, o bispo de Bauru frisou que o lema da Campanha da Fraternidade – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" – foi extraído do Evangelho de Lucas e faz parte da parábola do Bom Samaritano, contada por Jesus Cristo.

Aos presidentes, Dom Sevilha chamou atenção ainda para os alertados do Papa Francisco, apontando o indispensável cuidado com todas as formas de vida, defendendo a pauta ecológica.

O vereador Mané Losila (PDT) discursou pelo Poder Legislativo, também representado na Sessão Solene pelo parlamentar Francisco Carlos de Góes – Carlão do Gás (MDB).

Na Tribuna, Losila saudou as comunidades religiosa e laica e tratou de exemplos de ações concretas que põem em prática as questões levantadas pela Campanha da Fraternidade de 2020, como o Projeto Solidário, que assiste diariamente de 30 a 50 pessoas em situação de rua.

Também usaram a palavra o coordenador diocesano da campanha, Carlos José Turteli Schweter; o coordenador na sub-regional Botucatu, Gerson Luiz Pinheiro; e a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Fátima Aparecida Ferre.

O prefeito Clodoaldo Gazzetta foi representado pela chefe de Gabinete do Poder Executivo, Majô Jandreice.

A realização da solenidade é prevista pela Lei Municipal nº 4.746/01.

A Campanha da Fraternidade é promovida anualmente pela CNBB no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira. A cada ano, é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.