Sessão Solene: Professor Carlos Santos receberá o Título de 'Cidadão Bauruense' nesta sexta-feira

Iniciativa da homenagem é da vereadora Chiara Ranieri (DEM); história do professor, há 30 anos na cidade, está ligada à Faculdade de Odontologia de Bauru

A Câmara Municipal de Bauru promove na próxima sexta-feira (10/9), às 19h, Sessão Solene para a entrega do Título de “Cidadão Bauruense” ao Professor Doutor Carlos Ferreira dos Santos, diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho-USP).

A honraria é de iniciativa da vereadora Chiara Ranieri (DEM) e foi aprovada, por unanimidade, pela Casa de Leis no dia 14 de dezembro de 2020.

Para Chiara, o título "vem oficializar o que a trajetória de sucesso do Professor Doutor Carlos Ferreira dos Santos fala por si só: uma vida de dedicação e trabalho por Bauru e pelos bauruenses".

Ligação com Bauru

Nascido em São José dos Campos (SP) em 1970, Carlos Ferreira dos Santos chega a Bauru em 1990, após ser aprovado no vestibular da Fuvest para cursar odontologia na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP). Começava, assim, uma parceria de sucesso.

Formou-se Cirurgião-Dentista pela FOB-USP em 1993. Fez Mestrado (1995-1997) e Doutorado (1998-2002) em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Realizou estágio de doutorado-sanduíche (setembro/2000 a dezembro/2001) e pós-doutorado (setembro/2008 a fevereiro/2009) no Medical College of Wisconsin (EUA), tendo desenvolvido estudos moleculares relacionados à Farmacologia e Fisiologia Cardiovascular. Também ostenta em seu currículo Especialização em Odontologia Legal (2013-2015), Especialização em Gestão Pública (2014-2016) e também uma segunda graduação – Bacharelado em Tradução (Inglês), pelo Centro Universitário Sagrado Coração – Unisagrado (2007-2010).

A carreira como professor na FOB teve início em 1997, quando foi contratado como professor-assistente. Em 2002, tornou-se professor doutor na Disciplina de Farmacologia da FOB. Em 2006, finalizou sua livre-docência e, em 2011, foi aprovado no concurso para professor Titular. Durante seu trabalho na docência, atuou em chefias de Departamento, Comissão de Relações Internacionais, orientações na Pós-Graduação, Comissão de Cooperação Internacional da USP e até como editor da JAOS - a revista científica da FOB.

Além das centenas de alunos na graduação, ajudou a formar dezenas de mestres e doutores na área - não à toa, é constantemente homenageado pelas turmas de Odontologia e Fonoaudiologia da USP-Bauru.

Aluno, professor e também gestor. Foi eleito vice-diretor da FOB (2014-2018) e colaborou como superintendente-substituto na gestão do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP) de 2016 a 2019. Atualmente, é o Diretor da FOB-USP e Presidente do Conselho Deliberativo do HRAC-USP desde 2018 - mandato de 4 anos. Assumiu a função de superintendente “pro tempore” do HRAC em 08/06/2019 e foi designado superintendente do HRAC a partir de 01/06/2021, por meio de Portaria do Reitor após ter sido eleito pelos membros do Conselho Deliberativo do Hospital. Foi também defensor da criação da Faculdade de Medicina e trabalha pela implantação efetiva do novo Hospital das Clínicas no campus de Bauru.

Desde abril de 2020, sob a liderança e atuação direta de Santos, o Laboratório de Farmacologia da FOB-USP tem dado grande contribuição com a testagem molecular para a COVID-19 por meio de exame RT-PCR em tempo real, ação fundamental para o controle e gerenciamento da pandemia. Até o momento, já foram analisadas pelo Laboratório mais de 97 mil amostras coletadas nos serviços públicos de saúde de Bauru e região.

Participação

A Câmara de Bauru permanece com acesso limitado ao plenário “Benedito Moreira Pinto”, seguindo os protocolos sanitários definidos durante a pandemia. Dessa forma, a Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Bauruense ao Professor Doutor Carlos Ferreira dos Santos também terá acesso mais limitado e voltada a convidados.

Ao Vivo

A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Câmara Bauru, nos canais 10 Claro/NET e 31.3 UHF Digital, no YouTube e no Portal Legislativo.

Assessoria - Câmara Municipal de Bauru

Assessoria - Vereadora Chiara Ranieri