Sessão Solene: Milton Puga receberá o Título de 'Cidadão Bauruense' nesta quarta-feira

- Vinicius Lousada

Natural de Iacri (SP), o premiado publicitário vive na cidade há 38 anos, com marcante atuação no voluntariado

Designer de formação, ilustrador e publicitário de sucesso, Milton Francisco Puga receberá o Título de “Cidadão Bauruense” em Sessão Solene que será realizada nesta quarta-feira (16/10), às 15h, no Plenário da Câmara Municipal.

A iniciativa para a concessão da honraria partiu do vereador e presidente da Casa, José Roberto Segalla (DEM).

Nascido em 5 de junho de 1958, Milton Puga é natural de Iacri (SP), onde viveu até os cinco anos de vida.

É o quarto filho de uma família de 10 irmãos, formada pelo casal Francisco Puga e lzolina Fortunato Puga. Com a namorada de infância, Célia Puga, sua esposa desde 1980, teve os filhos Lorrine e Matheus, de 37 e 24 anos.

A carreira de Milton como desenhista teve início aos 13 anos. Aos 15, torna-se ilustrador de painéis para cinemas.

Em 1981, mudou-se de Lins para Bauru para cursar Desenho Industrial na então Fundação Educacional de Bauru (FEB) – hoje, Unesp. No mesmo ano, passou a atuar como voluntário do Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC).

Desde então, fazer o bem continua sendo um dos propósitos de Milton Puga, que preside o Grupo Amigos em Prontidão – mantenedor do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Bauru.

Em 1984, o publicitário funda sua agência, Causa e Efeito, como consequência de um prêmio nacional que conquistou com uma campanha.

Além de prestar serviços para grandes multinacionais, Milton Puga também se tornou referência no marketing político, por desenvolver campanhas vitoriosas, que se tornaram cases de sucesso citados em cursos de formação.

“O know-how adquirido nesses 40 anos conferiu a Milton Puga a oportunidade de criar e produzir peças e ferramentas promocionais, merchandising, estandes, marcas, capas de livros, e projetos cenográficos para grandes eventos no Brasil e América Latina, além da criação e posicionamento de marcas que consolidaram sua posição no desenvolvimento do marketing e Design de resultados, que também aplica como trabalho voluntário para os serviços de comunicação das instituições de serviços sociais de Bauru e do Brasil”, aponta o vereador Segalla.

A versatilidade e criatividade lhe renderam 11 prêmios nacionais e três internacionais - entre eles, um Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo, dez “Criatividade” da ABRAJET - Associação Brasileira, de Jornalistas de Turismo, três Prêmios FIPTUR no Festival Internacional de Publicidade de Turismo e um Prêmio POPA! - Point of Purchase, considerado o Oscar do Merchandising mundial.

Há cinco anos, Milton Puga mudou o foco do trabalho, atuando com uma rede de TV digital corporativa.