Sessão Solene: Gerson Luiz Alves Pinheiro receberá o Título de 'Cidadão Bauruense', nesta sexta-feira

- Câmara Municipal de Bauru

A iniciativa do vereador Fabiano Mariano (Solidariedade) reconhece sua trajetória de vida e suas contribuições à cidade

Gerson Luiz Alves Pinheiro receberá o Título de “Cidadão Bauruense” em Sessão Solene que será realizada nesta sexta-feira (22/11), às 19h30, no plenário “Benedito Moreira Pinto”.

A honraria é de iniciativa do vereador Fabiano Mariano (Solidariedade) e foi aprovada por unanimidade, pela Casa de Leis, no dia 3 de dezembro de 2012 (Decreto Legislativo n.º 1477, de 4 de dezembro de 2012) (Processo n.º 226/12).

Gerson Luiz Alves Pinheiro nasceu em 3 de agosto de 1961, na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Filho de João Alves Pinheiro e Enedina Alves Pinheiro, ele é o caçula de uma família de sete irmãos: Glaci Carolina, Josué, Maria Josélia, Josias, Jussara, Eliane e ele mesmo.

Durante sua infância, Gerson teve uma vida tranquila, rodeado de amigos e sempre próximo à sua família. No ensino primário, estudou na escola Catarina Miró, em Ponta Grossa. Aos 11 anos, iniciou sua trajetória no mercado de trabalho, indo trabalhar com seu cunhado, Nelson, marido de sua irmã Maria Josélia. Aos 14 anos, começou a trabalhar em uma oficina de pintura de automóveis, onde tinha como colega de trabalho e vizinho o amigo Josafat.

Em 1978, por intermédio de sua irmã Eliane, Gerson ingressou na Empresa Expresso Princesa dos Campos, onde foi aprovado em um teste e passou a atuar como auxiliar de escritório durante três anos. Em 1981, Gerson foi convocado para servir ao Exército Brasileiro, ingressando no 13º Batalhão de Infantaria Blindada, em Ponta Grossa. Ele foi licenciado em 31 de janeiro de 1982.

Ainda em 1982, seu primo Eloi, que trabalhava como gerente na empresa Azulejos Eliane, convidou Gerson para trabalhar com ele em Bauru. Em 1º de novembro daquele ano, Gerson iniciou suas atividades na empresa Eliane Exportação de Produtos Cerâmicos L TOA, como assistente administrativo de vendas. Nesse período, ele também se inscreveu no vestibular de Ciências Econômicas, na Associação de Ensino de Marília - Faculdades Integradas de Marília, concluindo o curso em 1987, como Bacharel em Ciências Econômicas.

Em 1984, Gerson começou a namorar Mércia Silvana Reghine Alves Pinheiro, natural de Bauru, e, em 12 de outubro de 1985, se casaram. Deste relacionamento nasceram as filhas Carolina Alves Pinheiro, em 29 de março de 1986, e Angélica Alves Pinheiro, em 4 de janeiro de 1990.

Em 1989, Gerson recebeu uma proposta para se transferir para a cidade de Criciúma - SC, por parte da empresa em que trabalhava. Contudo, ele decidiu recusar a proposta, permanecendo em Bauru, onde havia formado laços de amizade e onde sua nova família estava estabelecida. Em 1º de julho de 1989, iniciou sua atuação na empresa de seu sogro, Aparecido Reghine, como gerente administrativo.

Na década de 1990, Gerson se dedicou a atividades sociais e comunitárias, com destaque para sua participação no Encontro de Casais com Cristo, na Paróquia de Santa Rita de Cássia, em 1998. A partir desse momento, ele se engajou em ações sociais e políticas voltadas para a Igreja e a comunidade local. De 1999 a 2003, foi Diretor Presidente da Casa da Fraternidade Santa Rita de Cássia, e, desde 2008, exerce o cargo de Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade de Bauru.

Em 2012, Gerson ingressou na Asten (Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Bauru), assumindo o cargo de Presidente da associação. Além disso, ele é membro ativo da Ciesp, onde ocupa o cargo de conselheiro suplente, e da Fiesp, sendo conselheiro titular.

A partir de 2011, a convite do Frei Alfredo, Gerson também começou a colaborar nos festejos da Paróquia Santa Luzia, fortalecendo ainda mais seu vínculo com a comunidade religiosa.

Conhecido por sua postura ativa e seu compromisso com as mudanças sociais, Gerson acredita no poder da transformação, especialmente em sua cidade de Bauru. Sua trajetória é marcada por um forte envolvimento em diversas esferas da vida comunitária e empresarial, cultivando excelentes relações com empresários, políticos, membros da comunidade e sua família.