Sessão Solene: Dom Rubens Sevilha, OCD receberá o Título de 'Cidadão Bauruense' nesta terça-feira

Iniciativa da homenagem é do vereador Mané Losila (MDB); o Bispo é pastoreio na Diocese de Bauru, que abrange outros 13 municípios e 6 distritos, totalizando 42 paróquias

O Bispo da Diocese de Bauru, Dom Rubens Sevilha, OCD receberá o Título de “Cidadão Bauruense”, em Sessão Solene que será realizada nesta terça-feira (21/3), às 19h, no plenário “Benedito Moreira Pinto”.

A honraria é de iniciativa do vereador Mané Losila (MDB) e foi aprovada por unanimidade, pela Casa de Leis, no dia 31 de outubro de 2022 (Decreto Legislativo n.º 2086/2022).

Dom Rubens nasceu no município de Tarabai/SP, região de Presidente Prudente/SP, em 27 de setembro de 1959, filho de João Sevilha e Judite de Albuquerque Sevilha.

Em 1972 entrou para o Seminário Menor dos Carmelitas Descalços em São Roque/SP, onde fez também o seu noviciado.

Estudou Filosofia em São Paulo com os Padres Jesuítas, na Faculdade de Nossa Senhora Medianeira, e Teologia em Roma, na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum.

Fez profissão religiosa na Ordem dos Carmelitas Descalços em 5 de fevereiro de 1980 e foi Ordenado Presbítero no dia 19 de outubro de 1985, na Matriz da cidade de São Roque/SP, pela imposição das mãos e oração consecratória de S. Emª. Revma, o Cardeal Frei Paulo Evaristo Arns, OFM.

Desempenhou vários serviços na Província dos Carmelitas Descalços do Sudeste do Brasil, tais como: Mestre dos Postulantes, Mestre dos Noviços, Pároco da Basílica de Santa Teresinha, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, Pároco da Paróquia de Santa Teresinha (Higienópolis) na Arquidiocese de São Paulo, Assistente Espiritual da Associação das Monjas Carmelitas Descalças e Superior Provincial.

Foi eleito Bispo titular de ldassa e Auxiliar da Arquidiocese de Vitória/ES, no dia 21 de dezembro de 2011, pelo Papa Bento XVI, e teve sua Ordenação Episcopal realizada na Catedral de Vitória/ES, no dia 18 de março de 2012, por S. Exª. Revma., Dom Luiz Manchilha Vilela.

No dia 28 de março de 2018, o Papa Francisco nomeou-o Bispo da Diocese de Bauru e sua posse como 6° Bispo Diocesano foi em 20 de março de 2018.

Desde então vem conduzindo seu pastoreio na Diocese de Bauru, que além de Bauru, abrange outros 13 municípios e 6 Distritos, perfazendo um total de 42 paróquias subdivididas em 7 Regiões Pastorais em uma superfície de 5.887 quilômetros quadrados e uma população de 5.306.647, segundo IBGE de 2018.

Também é responsável pela organização pastoral dividida em 12 Setores: Ação Missionária, Bens Temporais da Igreja, Bíblico Catequético, Caridade, Comunicação Social, Charis, Educação e Cultura, Espiritualidade, Juventude, Liturgia, Vocações e Vida Consagrada, Vida e Família, e ainda pelas Congregações Religiosas Femininas e Masculinas na Diocese de Bauru.

Com auxílio do clero e dos leigos e leigas vem sendo uma presença harmoniosa na Igreja Particular de Bauru e na Sociedade.

Ao Vivo

A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Câmara Bauru, nos canais 10 Claro/NET e 31.3 UHF Digital, no YouTube e no Portal Legislativo.