Nesta segunda-feira (10/03), a Câmara Municipal realizou uma sessão solene no Plenário “Benedito Moreira Pinto” para celebrar o aniversário de 10 anos da Rádio Câmara Bauru, comemorado na última quarta-feira, dia 5 de março.
No ar desde 2015, a emissora opera em 93,9 Mhz e alcança municípios localizados a um raio de 50 quilômetros de Bauru. Na sua história se destaca o fato de ser a primeira emissora do interior do Brasil integrada à Rede Legislativa de Rádio, projeto da Câmara dos Deputados de Brasília.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, Markinho Souza (MDB), e contou com a presença de vereadores, membros da equipe da Rádio Câmara e outras autoridades: o chefe de Gabinete da prefeita Suéllen Rosim (PSD), Leonardo Marcari; o presidente da Federação Aquática Paulista, Alexandre Zwicker; o representante da Deputada Estadual Damaris Mousa, Paulo de Tarso; e a Presidente da Comissão de Comunicação da OAB, Julia Firetti.
Quem discursou em nome do Poder Legislativo foi o vereador Sandro Bussola (MDB), que era o presidente da Câmara na época em que o processo de implantação da Rádio se iniciou, em meados de 2014. Ele relembrou a história da emissora, destacando que desde o começo ela tem sido um “marco de transparência e compromisso com a informação pública de qualidade” e que, hoje, é um verdadeiro patrimônio para a cidade e referência nacional: “tenho orgulho de dizer que fomos a primeira emissora do interior do Brasil a integrar a Rede Legislativa de Rádio, o que só reforça a importância da nossa Câmara e da nossa cidade para a democracia e cidadania”, completou.
Em seguida, o Diretor de Comunicação da Câmara de Bauru, Marcelo Malacrida, também falou em tribuna. Além de resgatar marcos importantes da história da rádio aniversariante, ele reforçou que Bauru foi escolhida pelo Ministério das Comunicações para ser a primeira cidade do interior a contar com sua Rádio Câmara devido à liderança que já havia apresentado no processo de digitalização do sinal da TV Legislativa Brasileira.
A evolução continuou ao longo dos anos, com inovações tecnológicas e com a integração dos eixos de comunicação da Casa de Leis. Hoje, das 20 emissoras legislativas de rádio no ar, apenas seis não estão em capitais, o que torna Bauru exemplo para outras Casas Legislativas, que visitam a cidade em busca de conhecimento. “Essa história começou aqui. Temos muito o que comemorar, o pioneirismo, a coragem, porque não tínhamos a quem copiar. Tivemos que fazer do zero e fizemos”, falou Malacrida, que ainda agradeceu a equipe que trabalhou desde o início para transformar a Rádio Câmara em referência nacional.