Sessão Solene abre a Campanha da Fraternidade de 2017

- Repórter Fotográfico

09/03/2017 - O tema "Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida" propôs reflexões sobre a realidade local

O plenário da Câmara Municipal de Bauru sediou na noite desta quinta-feira (09/03) a Sessão Solene da Campanha da Fraternidade 2017, que traz o tema "Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida" e o lema "Cultivar e Guardar a Criação" (Gn. 2, 15).

Os trabalhos foram presididos pelo vereador Mané Losila (PDT), que, em seu pronunciamento, a relevância do tema proposto pela Igreja Católica, especialmente no momento em que está na pauta a discussão em torno do destravamento de Bauru, cujo território abriga dois biomas: o Cerrado e a Mata Atlântica.

O parlamentar destacou a importância de que a cidade concilie a busca por investimentos e desenvolvimento com o respeito e preservação do meio ambiente.

O Bispo da Diocese de Bauru, Dom Caetano Ferrari, explicou que a Campanha da Fraternidade acontece no período em que os cristãos de preparam para a festa da Páscoa e que os biomas devem ser encarados como parte da criação de Deus.

“A missão do homem é cultivar e guardar, e não apenas explorar”, pontuou o religioso, ao enfatizar que a degradação do meio ambiente afeta a vida.

O prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) falou sobre a nova fase que o governo busca construir para Bauru, por meio do desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da ocupação regrada das Áreas de Proteção Ambiental (APAs).

Coordenadores diocesanos da Campanha da Fraternidade, Gerson Luiz Alves Pinheiro Kláudio Cóffani Nunes se pronunciaram sobre a pertinência do tema e da necessidade de engajamento das comunidades com a realidade local.

Também usou a palavra o presidente do Conselho de Leigos da Diocese de Bauru, Wilson Batista Ferreira.

O vereador Francisco Carlos de Góes – Carlão do Gás (PMDB) secretariou a Sessão Solene, da qual também participaram o parlamentar Serginho Brum (PSD) e os ex-vereadores Edmundo Albuquerque, Fabiano Mariano e Raul Gonçalves Paula.

Os tenentes Renato Vislievski e Lucas Fernando de Freitas Nascimento representaram, respectivamente, a 6ª Circunscrição do Serviço Militar e o 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Também compareceram ao plenário da Câmara Municipal a juíza de Direito Ana Carla Criscione, a primeira-dama e presidente do Fundo Municipal de Solidariedade, Lázara Gazzetta, as secretárias municipais do Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente, Aline Fogolin e Mayra Fernandes da Silva, além de outras autoridades civis e religiosas.

Assista à íntegra da Sessão Solene: https://www.youtube.com/watch?v=hKgrWMl2B_U

Vereadores Serginho Brum e Francisco Carlos de Góes

O vereador Mané Losila presidiu a Sessão Solene, destacando a pertinência do tema da Campanha deste ano para Bauru