Sessão demonstra papel decisivo do Poder Legislativo de Bauru para a conquista de novos leitos no Hospital de Base

- Vinicius Lousada

Reuniões de trabalho, mobilizações, acampamento, comitiva a São Paulo e diálogo com o vice-governador precederam abertura de 16 vagas para internação

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (02/09), dia em que 16 novos leitos hospitalares começaram a operar no Hospital de Base, diversos vereadores subiram à Tribuna da Câmara Municipal para destacar o papel desempenhado pelo Poder Legislativo nessa conquista, diante do grave e crônico problema no déficit de vagas para internação em Bauru.

Presidente da Comissão de Saúde da Casa, a vereadora Telma Gobbi (SD), no primeiro biênio da legislatura, promoveu uma série de reuniões com gestores do município e do estado, com o objetivo de buscar alternativas para minimizar o gargalo.

Em um desses encontros, em julho do ano passado, foi apresentado o projeto de ampliação de 16 leitos de enfermagem no Base. Leia mais

A partir da não concretização de compromissos pactuados pela gestão estadual que chegou ao fim em dezembro de 2018, uma série de movimentos locais chamou a atenção do governo empossado em janeiro deste ano.

Além de uma reunião suprapartidária que tratou das dificuldades da Saúde em março deste ano, o protesto do vereador Sandro Bussola (PDT), que, no mês de abril, acampou em frente ao Departamento Regional de Saúde (DRS-6) para cobrar a abertura de mais leitos, ampliou os canais de diálogo como a administração paulista.

No mesmo mês, comitiva liderada por 11 vereadores, da qual participaram também representantes do Poder Executivo, demonstrou ao secretário de Saúde do estado, José Henrique Germann Ferreira, a urgência por novas vagas de internação no Base. Leia mais

No dia seguinte, a vereadora Chiara Ranieri (DEM) e o presidente da Câmara, José Roberto Segalla (DEM), entregaram ao vice-governador Rodrigo Garcia, do mesmo partido dos parlamentares, documento assinado em conjunto com Telma Gobbi, acompanhado de estudo técnico para a abertura de mais leitos.

Garcia comprometeu-se a tratar do assunto com o secretário de Saúde e, na condição de governador em exercício, no mês de maio, veio a Bauru confirmar a criação das 16 novas vagas (Leia mais) – confirmadas para setembro pelo governador João Dória, em passagem pela cidade no mês de agosto.

Apesar de terem pontuado outras demandas para a assistência hospitalar na região de Bauru, como a chegada de equipamentos importantes, criação de mais leitos de UTI, a reabertura no Hospital Manoel de Abreu e o funcionamento do Hospital das Clínicas da USP, os parlamentares reiteraram o ganho dos novos leitos.