Serginho Brum homenageia trabalho de educação para o trânsito e alunos apresentam manifesto 'pela paz'

Após solenidade com Moção de Aplauso, documento foi entregue ao presidente da Câmara, ao comando da PM e à Emdurb

Por iniciativa do vereador Serginho Brum (PSD), a Câmara de Bauru reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Setor de Educação para o Trânsito e Mobilidade da Emdurb. Moção de Aplauso foi entregue no Plenário da Casa, nesta terça-feira (19/11), com a participação de alunos da rede municipal de ensino, que também demonstraram parte do que puderam aprender com o projeto.

A missão é sensibilizar a comunidade para a necessidade da conduta preventiva no trânsito, bem como para a importância do transporte coletivo e da reciclagem, por meio de atividades lúdico-educativas.

Um dos destaques das ações desenvolvidas pelo Setor é a realização da Semana Nacional de Trânsito, que acontece nos meses de setembro, quando são desenvolvidas atividades educativas com motoristas, ciclistas e pedestres, bem como atividades nas escolas públicas e privadas de Bauru, como teatro infantil educativo sobre as regras de trânsito, cidade mirim e palestras educativas, como "Trânsito não é brincadeira", voltada a crianças e adolescentes, e "No trânsito o sentido é a vida".

Além da Semana Nacional de Trânsito, outras ações e eventos são realizados ao longo do ano e envolvem teatro de fantoches, palestras, vivências, jogos, cursos de capacitação e dinâmicas, entre outros. Alguns exemplos são o Projeto Cidade Mirim vai à Escola, Circuito da Cidade Mirim, exposição de veículos acidentados e aulas práticas de direção preventiva e defensiva, dentre outras ações.

O vereador Serginho Brum enalteceu a importância do projeto, destacando que essas iniciativas precisam ser disseminadas e chegar aos munícipes.

A professora Anauá Carina de Campos Moreira agradeceu o reconhecimento e toda a equipe envolvida nas atividades.

Os estudantes da rede municipal presentes entregaram o “Manifesto pela Paz no Trânsito em Bauru”, em que alertam para a interrupção de vidas por falta de atenção e cuidados necessários no trânsito.

“Pedimos para que a família possa entender a importância de ser bons exemplos no trânsito, principalmente para aqueles futuros motoristas que, desde cedo, aprendem ou respeito ou não ao próximo. Precisamos do apoio e incentivo de todos para que possamos crer e caminhar para um futuro digno, com qualidade de vida, com um trânsito mais seguro”, finaliza o documento, que foi recebido pelo presidente da Câmara, vereador José Roberto Segalla, pelo diretor de Trânsito e Transportes da Emdurb, Augusto Francisco Cação, e pelo comandante do 4º Batalhão de Policiamento Militar do Interior (4º BPM-I), o tenente-coronel Ézio Carlos Vieira de Melo.

Todos os parlamentares também receberam cópias da carta.