Segue aberta Consulta Pública: 'Como a Prefeitura de Bauru deve contratar o serviço de coleta de lixo?'

- Vinicius Lousada

Contribuições podem ser registradas até o dia 15; o cadastro precisa ser feito apenas uma vez e valerá para próximas consultas do Portal da Câmara

Segue disponível para contribuições até as 23h59 do dia 15 de agosto a Consulta Pública do Portal da Câmara Municipal, que quer saber a opinião dos bauruenses sobre o serviço de coleta de lixo na cidade.

Para participar, basta fazer um cadastro rápido. Com o login e senha ativados, esta etapa não será mais necessária em futuras consultas.

A pergunta proposta é: “Como a Prefeitura de Bauru deve contratar o serviço de coleta de lixo?”.

As opções de resposta são: “Deve licitar o serviço de imediato, abrindo a possibilidade de que uma empresa privada seja contratada, desde que ofereça preço mais competitivo”; “Todos os esforços devem ser empreendidos para que a EMDURB cubra orçamentos de empresas privadas e permaneça executando o serviço”; ou “O contrato com a EMDURB deve ser renovado até que seja concluído o estudo de modelagem para o tratamento de resíduos sólidos que está sendo elaborado pela Caixa Econômica Federal".

Só é possível contribuir uma vez e, além de escolher uma entre as três opções elencadas neste primeiro questionamento, os munícipes podem escrever comentários a respeito do tema.

Um texto-base que aborda o assunto está disponível na área do Portal dedicada à Consulta Pública Digital, onde também é possível acessar o Manual do Usuário.

Depois, as contribuições serão consolidadas por uma comissão formada por servidores de carreira da Câmara Municipal de Bauru.

Quando esta etapa do trabalho for concluída, um relatório com o resultado das participações e a estratificação dos usuários por gênero, escolaridade, idade e bairro onde moram será disponibilizado no Portal da Casa.

Novidade

A Consulta Pública Digital foi lançada junto com o Novo Portal da Câmara Municipal de Bauru no dia 1º de agosto, como parte das comemorações pelo aniversário de 123 da cidade.

Trata-se de ferramenta de participação popular para que cidadãos e cidadãs digam aos vereadores o que pensam sobre temas de relevante interesse coletivo.

A consulta sobre a coleta de lixo foi a primeira proposta, por iniciativa da Mesa Diretora da Casa de Leis.