Serginho Brum entrega Moção de Aplauso a autor do livro infantil 'Maria Fumaça e seus sete filhos'

- Câmara Municipal de Bauru

As origens de Bauru são resgatadas na história do desenhista, pintor, escultor e agora escritor Adilson Motta Franco

O lançamento do livro infantil “Maria Fumaça e seus sete filhos” motivou homenagem proposta pelo vereador Serginho Brum ao artista Adilson Motta Franco, que recebeu Moção de Aplauso no Plenário da Câmara de Bauru na tarde desta segunda-feira (02/12).

Bauruense, é filho de Francisco Franco Saes, espanhol, ferroviário, e Albertina Motta Franco, brasileira e dona de casa; ambos já falecidos.

Adilson sempre foi uma criança muito observadora, caseira e religiosa, com muita fé. Fez o ensino primário na Escola Paroquial Santa Maria, que ficava nos fundos da Paróquia de São Sebastião, na Vila Cardia, onde iniciou os estudos já sabendo ler e escrever.

Também gostava muito de desenhar. Sua juventude foi tranquila. Fez a quinta série no Liceu Noroeste e, depois, seu irmão mais velho, Antônio, mais conhecido por "Zi", conseguiu uma bolsa de estudos no antigo Colégio Guedes de Azevedo, onde Adilson ficou até o ensino médio.

Prestou vestibular e ingressou antiga Fundação Educacional de Bauru (FEB). Participou de seu primeiro encontro de jovens em 1972, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, onde foi coordenador da juventude.

Na década de 1980, começou a participar da Renovação Carismática Católica, chegando ao posto de Coordenador Diocesano, realizando muitos eventos com mais de 85 grupos de oração e 19 bandas para evangelização por meio da música.

De veia artística, Adilson desenha, pinta quadros e faz esculturas em giz escolar. Seu lema de vida é lutar por uma educação séria, de resultados, e seu desejo é ver uma política totalmente voltada ao bem comum.

Ultimamente vem se dedicando à escrita, estreando no mundo das letras com a obra infantil que lhe rendeu o reconhecimento do poder Legislativo.

O "Maria fumaça e seus sete filhos” propicia um contato raro e esclarecido com o mundo infantil por meio de texto e ilustrações que resgatam as origens de Bauru e destacam alguns dos pontos principais da cidade de forma autêntica, criativa e colorida.

Brum destacou que Adilson faz a diferença por onde passa. Ele, por sua vez, além de agradecer nominalmente os parlamentares por terem votado favoravelmente à Moção, pediu que todos dediquem especial atenção às pautas da educação.