Secretário Marco Vinholi recebe Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bauru

Vereadores se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Regional para pedir mais leitos de UTI para o município

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bauru cumpriu agenda oficial com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, nesta sexta-feira (12/3), no Palácio dos Bandeirantes. O encontro foi articulado pelo ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB).

O presidente da Câmara, Markinho Souza (PSDB); o vice-presidente, Guilherme Berriel (MDB); o primeiro secretário, Pastor Bira (Podemos), e o segundo secretário, Pastor Edson Miguel (Republicanos), cobraram agilidade nas tratativas do Governo do Estado com a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), para a instalação, com a máxima urgência, dos dez leitos de UTI para COVID-19 no Hospital das Clínicas (HC) da USP de Bauru, fruto de uma ação judicial, onde o custeio será pago com recursos municipais. A implantação de mais leitos hospitalares na cidade custeados pelo Estado, também foi abordada na reunião.

Durante o encontro, o secretário Marco Vinholi informou que cinco dos dez leitos de UTI COVID-19 prometidos pelo Estado, já foram instalados no Hospital Estadual Bauru (HEB). Vinholi se comprometeu a instalar os outros cinco até o final da próxima semana.

O secretário pediu para que a Mesa Diretora articule, para a próxima semana, uma reunião virtual entre o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal, a Promotoria de Saúde e a Famesp, para discutir a instalação dos 10 leitos de UTI COVID-19 no Hospital das Clínicas (HC) da USP de Bauru, que serão custeados pelo município. Vinholi considera a reunião importante para que todos os impasses sejam resolvidos e os leitos abertos definitivamente.

Hospital-dia

A Mesa Diretoria também solicitou, via ofício, que a Prefeitura Municipal de Bauru possa utilizar um andar do Hospital das Clínicas (HC) da USP como ‘Hospital-dia’, destinado a pacientes com doenças infecciosas e que precisam permanecer sob cuidados técnicos e humanos qualificados. O atual prédio do Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI) encontra-se em situação precária para o trabalho dos profissionais de saúde e o acolhimento dos pacientes.