Secretária apresenta a comissão políticas públicas para o Turismo

06/06/2017 - Administração pretende que Bauru seja reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT) em 2018

Vereadores da Comissão de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo receberam, nesta terça-feira (06/06), a secretária municipal do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Aline Fogolin.

Participaram da reunião os parlamentares Fábio Manfrinato (PP) e Roger Barude (PPS), presidente e membro do colegiado.

Acompanhada de sua equipe, Aline expôs as principais diretrizes e o objetivos da administração na área do turismo, dando, inclusive, a notícia de que Bauru foi eleita para liderar a Região Turística “Coração Paulista”.

Dessa forma, o município será o responsável pela interlocução de 30 cidades junto ao Ministério do Turismo.

MIT

Aline Fogolin expôs ainda que a Sedecon tem se dedicado para, neste ano, cumprir todos os requisitos exigidos pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo a fim de que, em 2018, possa requerer o título de Município de Interesse Turístico (MIT) e receber recursos específicos para desenvolver políticas públicas na área.

“Tentamos viabilizar esse projeto neste ano, mas, para isso, algumas etapas deveriam ter sido concluídas no exercício passada, especialmente, a Pesquisa de Demanda Turística, que não foi realizada”, explicou a secretária aos vereadores.

Além disso, a pasta trabalha para aprimorar o Inventário Turístico, revisar o Plano Diretor de Turismo e regularizar a legislação e a composição do Conselho Municipal de Turismo. “Todas essas são exigências para que as cidades se tornem MITs”, frisa.

Diálogo

Presidente da comissão, Fábio Manfrinato destacou a iniciativa da secretária em dialogar com a Câmara Municipal e sugeriu a sistematização desse projetos, para que sejam levados ao conhecimento de todos os vereadores e vereadoras da Casa.

O parlamentar enfatizou ainda a relevância da escolha de Bauru para liderar a região turística. “Somos uma cidade de quase 400 mil habitantes e precisamos desempenhar o papel de protagonismo que nossos vizinhos esperam de nós. Essa, sem dúvida, é uma conquista importante”.

Acompanhara a secretária Aline Fogolin a diretora do Departamento de Emprego, Relações de Trabalho e Turismo, Tatiana Rodrigues, a diretora de Divisão de Turismo e Eventos, Marina Martins, e o agente administrativo Ariel Barca. Também participou da reunião a assessora parlamentar Melissa Sayki, representando o vereador José Roberto Segalla (DEM), membro da comissão.

Roger Barude, Fábio Manfrinato, Melissa Sayki e Aline Fogolin

VINICIUS LOUSADA