Sandro Bussola critica decisão da Sear que pode dar fim a horta comunitária no Mary Dota

Produtores já foram notificados a deixar a área, que é de propriedade do município; parlamentar vai recorrer à Sagra e ao Gabinete do Prefeito

O vereador Sandro Bussola (PDT) criticou, na Sessão da Câmara de Bauru desta segunda-feira (09/09), a postura da Secretaria de Administrações Regionais (Sear) em relação a uma horta comunitária no Mary Dota. A pasta notificou produtores a desocupar a área onde estão as plantações, que é de propriedade do município.

Ao final dos trabalhos, o parlamentar recebeu documentos que apontam, inclusive, tomada de providência judicial para que a Prefeitura volte a ter a posse da área.

Bussola frisou a importância das hortas comunitárias, que atendem os moradores do entorno, fornecendo alimentos de qualidade, por baixo custo.

Também foi lembrado pelo vereador que a área onde diversos produtos são hoje cultivados estava, anteriormente, abandonada.

Segundo ele, a medida do governo vai na contramão da postura esperada. “Deveriam estimular essas hortas, nos milhares de terrenos baldios dessa cidade, que a empresa contratada para efetuar a limpeza não conseguiu resolver”, declarou Bussola ao Portal Legislativo.

Mobilização

O parlamentar disse que, nesta semana, ampliará a discussão sobre o assunto, envolvendo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sagra) e o Gabinete do Prefeito, na tentativa de reverter a notificação da Sear.

Na avaliação de Bussola, a administração deveria propor aos produtores termos de parceria, para regulamentar o funcionamento das hortas comunitárias.

No caso do Mary Dota, o vereador frisou que o responsável demonstra disposição, inclusive, para pagar pelo consumo de água decorrente das atividades.

Na Tribuna, Sandro Bussola ironizou a proposta da Prefeitura de contrair financiamento bancário para modernizar seu maquinário, sugerindo que, para destruir a horta, não faltam máquinas na Sear.

Acessibilidade

Também na Sessão da Câmara desta segunda, o parlamentar abordou o problema enfrentado por pessoas com deficiência, em razão da falta de acessibilidade em ônibus do sistema de transporte coletivo urbano.

Bussola sugeriu que essas questões deveriam ser encaradas como prioridade, em detrimento de medidas como a aquisição de veículos elétricos.

Assista à íntegra do pronunciamento