Rol de Oradores: saúde e economia são assuntos em destaque do Plenário Virtual

A compra de tablets pela Educação, Cohab e videomonitoramento também foram temas abordados pelos vereadores

No Rol de Oradores da última Sessão Legislativa Extraordinária da Câmara de Bauru, vereadores abordaram temas como a necessidade de alternativas de trabalho para o setores do transporte escolar e dos buffets infantis, novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, além da compra de tablets pela Secretaria Municipal de Educação. Assista à íntegra

Este último assunto repercutiu especialmente nas redes sociais durante o fim de semana que antecedeu a reunião de segunda-feira (03/08) do Plenário Virtual.

Preço

O vereador Natalino da Silva (PV) anunciou que pedirá informações detalhadas sobre a licitação, por conta de apontamentos de munícipes acerca do preço pelo qual foram comprados os equipamentos de informática - supostamente acima dos valores verificados no varejo.

Coronel Meira (PSL) e Guilherme Berriel (DEM) ponderaram que o modelo dos tablets deve ser levado em conta, pois as especificações técnicas podem alterar os valores consideravelmente.

Líder do governo na Câmara, o parlamentar Markinho Souza (PSDB) adiantou esclarecimentos, que, no mesmo dia, foram aprofundados pela comunicação da Prefeitura.

Informações oficiais apontam que cada um dos 420 tablets comprados para escolas do ensino fundamental custou R$ 1.218,00 para os cofres públicos, enquanto equipamentos idênticos são encontrados, na internet, por R$ 1.498,00. Leia mais

Transporte Escolar

Sobre a necessidade de alternativas que promovam o sustento de profissionais que atuam nas vans do transporte escolar, o vereador Mané Losila (MDB), presidente da Comissão de Transportes, destacou que a categoria está sem trabalhar há mais de cem dias, sem qualquer perspectiva de retorno.

Coronel Meira (PSL) e Fabio Manfrinato (PP) pediram que o Poder Executivo abra diálogo com representantes desses trabalhadores.

Ainda sobre a categoria, Markinho Souza falou sobre a testagem ampliada para o coronavírus que acontecerá neste sábado (08/08), no Recinto Mello Moraes.

A iniciativa é voltada, não só a profissionais do transporte escolar, como também a taxistas, mototaxistas, motoristas de transporte por aplicativos e motoboys/girls.

Telma Gobbi (PP) reconheceu a importância da iniciativa, mas frisou que ações deste tipo devem estar articuladas a um plano que classifique e priorize grupos profissionais por graus de risco de exposição ao agente causador da COVID-19, a fim de que seja estabelecido um cronograma de testagem.

Buffets Infantis

José Roberto Segalla (DEM) informou que, assim como outros parlamentares, vem sendo procurado por proprietários de buffets e casas de festa que continuam fechados desde o início da pandemia.

O vereador já solicitou ao chefe do Poder Executivo uma reunião para que estratégias e alternativas possam ser discutidas.

Taxa de Sepultamento

Sandro Bussola (PSD) solicitou que o governo regulamente normativas para isentar familiares de vítimas fatais da COVID-19 do pagamento da taxa de sepultamento cobrada pela Emdurb.

“Você perde um familiar, não pode fazer velório e ainda ter que recolher uma taxa de R$ 400,00 para realizar o sepultamento em um Cemitério Municipal. É desumano”, pontuou.

Cohab e Videomonitoramento

Edvaldo Minhano (Cidadania) abordou a situação da Companhia de Habitação Popular de Bauru (Cohab) em sua fala, tecendo considerações sobre o desafio de que seja negociada a dívida multimilionária que pode inviabilizar o município.

Coronel Meira, por sua vez, criticou a morosidade para a implantação do videomonitoramento em vias públicas da cidade.

Yasmim Nascimento (PSDB) pediu mais empatia no uso das redes sociais.

Bauru 124 anos

Diversos vereadores registraram seus cumprimentos pelos 124 anos da Emancipação Político-Administrativa de Bauru, celebrados no último sábado (1º/08).

Por conta da pandemia, não foi possível a realização da tradicional Sessão Solene que celebra o aniversário da cidade.

Assista ao vídeo-homenagem do Poder Legislativo