Reunião Pública: correção em obra de pista de skate deve integrar esportistas

Secretaria de Obras e lideranças dos esportes praticados em pista de skate devem planejar os ajustes a serem feitos na obra do Mary Dota

Nesta quarta-feira (11/8), os membros da Comissão de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Bauru se reuniram para discutir os problemas construtivos identificados na execução da obra da pista de skate do Núcleo Habitacional Mary Dota, em área institucional de 2.556,38 metros quadrados.

A Secretaria Municipal de Obras, atendendo às reivindicações feitas durante a reunião, agendou uma visita técnica à obra, iniciando o planejamento de correções a serem feitas. Devem participar as lideranças da modalidade esportiva e os membros do colegiado. A obra custou R$ 697.007,74, sendo R$ 487.500,00 de emenda parlamentar do deputado federal Nilto Tatto (PT), e R$ 209.507,74 de contrapartida da Prefeitura.

O encontro foi de iniciativa do vereador Junior Rodrigues (PSD), presidente da Comissão de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Bauru, que presidiu a reunião ao lado da vereadora Estela Almagro (PT), juntamente com os membros do colegiado, José Roberto Segalla (DEM) e Mané Losila (MDB). Também participou do encontro o vereador Pastor Edson Miguel (Republicanos).

Além dos membros, participaram no plenário “Benedito Moreira Pinto” os moradores do bairro e praticantes de skate e bicicross: Natanael Pedro da Silva, praticante de BMX (bicicross); Iara da Costa, mãe de skatista, e os skatistas Vínicius Biondo e Luciano de Souza, o Granada.

A Reunião Pública contou ainda com a participação, por videoconferência, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Flávio Oliveira; do secretário municipal de Obras, Leandro Dias Joaquim; do gestor do contrato da pista de skate do Núcleo Mary Dota e secretário executivo do Conselho Municipal Esporte de Bauru (CME), João Marcos Pereira Duarte.

Luciano de Souza pontuou que o projeto atende às necessidades do esporte, entretanto a execução foi falha. Observou que pode faltar interesse e conhecimento por parte da empreiteira na qualidade da pista, visto que fez sugestões, como esportista, que não foram consideradas.

Além dele, o representante Natanael da Silva observou a marginalização e preconceito com o esporte, o que afasta investimentos. Frisou a importância do esporte para os jovens, até mesmo como alternativa ao envolvimento com entorpecentes.

A Secretaria de Obras se comprometeu em incluir a especialização do esporte nas exigências dos próximos editais de licitação de construções do mesmo tipo.

A SEMEL também se comprometeu em expandir espaços públicos para o esporte no município, bem como realizar a manutenção nos espaços já existentes.

Encaminhamento

A visita técnica deve ser realizada na próxima terça-feira (17/8), às 8h30. A pista de skate do Mary Dita fica anexa à Praça da Rua Ruth Rodrigues Maduro dos Santos, quadra 1.