Reunião expõe descompasso entre contrapartidas de empreendimentos e demandas comunitárias

21/05/2019 - Caso do Núcleo Geisel foi abordado nesta terça-feira e empresa se dispôs a alterar objeto de mitigação

Com participação de representantes da comunidade do Núcleo Geisel, a reunião da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Habitação da Câmara Municipal desta terça-feira (21/05) deixou claro o descompasso entre as demandas dos moradores e as medidas de contrapartidas estabelecidas entre o poder público e a empresa responsável por um novo empreendimento residencial no bairro.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do colegiado, vereador Mané Losila (PDT), e contaram com a participação dos parlamentares Luiz Carlos Bastazini (PV) e Sandro Bussola (PDT) – responsável pelo apontamento do impasse na Sessão Legislativa da semana passada. Leia mais

Para o pedetista, o problema decorre da falta de critérios para o estabelecimento de contrapartidas, já que o governo não propôs à Câmara Municipal proposta de regulamentação da atividade, e da inexistência de diálogo junto à comunidade.

Bussola relatou ter participado de audiência púbica sobre o empreendimento no Geisel, mas que todas as propostas já haviam sido previamente definidas entre a Prefeitura e o empreendedor.

"Tem que envolver e ouvir a comunidade. Não pode ser algo a ser resolvido em uma mesa frisa", reclamou.

No caso do Geisel, a reclamação passa por uma importante área verde do bairro, que poderia ser urbanizada, mas, por ora, serve apenas como depósito de lixo e entulho.

Moradores entendem que a medida deveria ser prioritária para garantir a mitigação do impacto do empreendimento.

Representante da empresa MRV na reunião, Natália Canedo expôs que não há resistência de sua parte para mudanças nas contrapartidas definidas, desde que não haja incremento de custos.

Diante do aceno positivo dos empreendedores, as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente serão provocadas pela comissão, já que não enviaram representantes para a reunião desta terça-feira.

Secretário municipal de Obras, Ricardo Olivatto participou da agenda.

Câmara Municipal de Bauru