Reunião aborda desafios para a duplicação de todo o trecho de pista simples da avenida Affonso Aiello

- Repórter Fotográfico

26/04/2018 - Pontos de grande gargalo no tráfego da via ainda dependem da negociação de lotes que demandam cessão ou desapropriações

Por iniciativa do vereador Fábio Manfrinato (PP), foi realizada, no Plenário da Câmara Municipal de Bauru, nesta quinta-feira (26/04), reunião que apontou os desafios que ainda precisam ser superados para viabilizar a duplicação da avenida Affonso José Aiello, a fim de que sejam sanados os gargalos do tráfego na região - que vivencia processo de relevante adensamento populacional.

Além de moradores e empresários do entorno, participaram do encontro as parlamentares Chiara Ranieri (DEM) e Telma Gobbi (SD), o secretário municipal de Obras, Ricardo Olivatto, a diretora de Planejamento Urbano, Natasha Lamônica Moinhos, e o gerente de Planejamento e Sinalização Viária da Emdurb, Aníbal dos Santos Ramalho.

Logo no início da reunião, Manfrinato explicou que era importante pontuar a toda a comunidade interessada que a duplicação da via não será plenamente executada em curto prazo, ao contrário da informação que vinha sendo equivocadamente difundida nas últimas semanas.

Endossando o apontamento, Ricardo Olivatto explicou que as obras abrangerão cerca de 400 metros da avenida: do entroncamento com a rua que dá acesso ao condomínio Ilha de Capri até a que liga a Affonso José Aiello ao residencial Leville.

O trecho corresponde a menos de um terço do total de 1,5 quilômetro de pista que demanda pela melhoria: desde a rotatória do início da avenida Getúlio Vargas até a portaria do condomínio Villaggio 1. A partir daí, até o acesso à rodovia Bauru-Ipaussu, a avenida já é duplicada.

A Prefeitura não investirá recursos públicos nesta obra, que será viabilizada a partir de contrapartidas pactuadas junto a dois empreendimentos. As empresas também se responsabilizaram pela aquisição dos terrenos onde as novas áreas de tráfego serão construídas.

Olivatto afirmou ainda que a duplicação deve ter início no mês de junho, mas considerou que o cronograma de serviços precisa ser consolidado para que se possa estimar a conclusão dos trabalhos.

Outros trechos

Para que seja possível a duplicação do trecho da rotatória com a Getúlio até o entroncamento com a via que dá acesso ao Ilha de Capri, a Prefeitura precisa desapropriar partes de aproximadamente 50 lotes privados.

Natasha Lamônico ponderou que, se o município conseguisse negociar junto aos proprietários a indenização no valor de R$ 500,00 metros por metro quadrado (bem abaixo do valor venal, estipulado em R$ 800,00), teria que desembolsar mais de R$ 1,7 milhão.

Outra alternativa seria a cessão dessas áreas por seus respectivos donos, que seriam beneficiados com a duplicação da avenida. Até agora, no entanto, a administração só conseguiu a anuência dos responsáveis por quatro lotes.

O trecho entre a via que dá acesso ao Leville até a portaria do Villaggio 1 também demanda a negociação de desapropriações com um proprietário.

Perspectivas

Durante a reunião, moradores e empresários da região externaram que a duplicação do trecho inicialmente contemplado não solucionará o problema do tráfego nos pontos mais críticos da avenida.

Por sugestão do vereador Fábio Manfrinato, uma reunião será agendada junto ao Ministério Público, em busca de alternativas que possam acelerar a viabilidade da melhoria em todo o trecho de pista simples da Affonso Aiello.

VINICIUS LOUSADA