Reunião da Comissão de Saúde detalha propostas para ampliação de leitos hospitalares

22/10/2018 - Na Tribuna, Telma Gobbi destaca a contribuição do grupo parlamentar para a busca de alternativas, considerando inclusive a abertura de novas vagas no Base

Telma Gobbi é presidente da Comissão de Saúde

Presidia pela vereadora Telma Gobbi (SD), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal promove nesta terça-feira (23/10), às 9h da manhã, reunião para dar continuidade ao levantamento de propostas que resultem na ampliação d eleitos hospitalares públicos em Bauru.

São aguardados os secretários municipais de Saúde, José Eduardo Fogolin, e de Finanças, Everson Demarchi. Diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS-6), Paulo Eduardo de Souza, também foi convidado.

O encontro foi agendado antes de terem sido divulgadas por veículos de comunicação notícias a respeito de abertura de novas vagas no Hospital de Base e do início do funcionamento do Hospital das Clínicas entre janeiro e fevereiro do próximo ano – informações confirmadas pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta nesta segunda-feira (22/10), em reunião com os parlamentares durante o intervalo da Sessão Legislativa.

Antes disso, na Tribuna Parlamentar, Telma Gobbi lamentou o fato de a Câmara ter sido excluída do processo que resultou na conquista, já que partiu da Comissão de Saúde a mobilização junto aos gestores públicos – municipais e estaduais – em busca de soluções para o déficit de leitos; problema que resultou em 117 óbitos na cidade só durante o primeiro quadrimestre de 2018.

Telma lembrou, inclusive, que o planilhamento do custo para a ampliação de leitos no Hospital de Base foi elaborado pela Famesp (Organização Social que gerencia a unidade) a pedido do grupo parlamentar. Relembre aqui

“Identificamos que o custo não era alto”, afirmou a vereadora, que havia defendido a criação de um canal direto junto ao governo do estado – responsável pela autorização da ampliação de leitos.

Aos parlamentares, prefeito Gazzetta confirmou a abertura de novas vagas de internação no Base: 17 comuns e cinco para UTI

Números

Na reunião desta terça, a Comissão de Saúde pretende detalhar as informações a respeito da conquista junto ao secretário municipal.

O prefeito adiantou, no entanto, que, no Base, serão 22 novos leitos, dos quais cinco de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Já o novo Hospital das Clínicas, que funcionará no imóvel conhecido como "Predião do Centrinho" iniciará suas atividades nos primeiros meses de 2018 com 50 leitos em operação. O projeto prevê o pleno funcionamento com 200.

Proposta – Duartina

Na reunião, a vereadora Telma Gobbi também buscará a posição do secretário José Eduardo Fogolin a respeito da proposta de contratação, pelo município de Bauru, de 30 leitos da Santa Casa de Misericórdia de Duartina, que estão à disposição da Prefeitura de Bauru, de acordo com ofício encaminhado à Câmara pelo referido hospital

“São leitos que já estão prontos. Mesmo que estejam em outra cidade, é melhor do que o paciente ficar esperando no corredor de uma UPA”, pontuou a presidente da comissão.

O grupo parlamentar também tem como membros os vereadores Luiz Carlos Bastazini (PV) e Yasmim Nascimento (DEM).

Assista à íntegra do pronunciamento da parlamentar nesta segunda-feira

Câmara Municipal de Bauru