Referência no trabalho com equoterapia, Sabrina Breslau recebe Moção de Aplauso

- Assessoria de Imprensa

O método terapêutico e educacional utiliza cavalos e tem foco no atendimento a pessoas com deficiência

Referência em equoterapia focada na reabilitação de pessoas com deficiência e déficit de aprendizado, a fisioterapeuta Sabrina Lombardi Martinez Breslau recebeu, nesta segunda-feira (11/11), Moção de Aplauso, de iniciativa do vereador Fábio Manfrinato (PP).

Com 41 anos de idade, casada, ela é especialista em neurologia, Pediasuit e Integração Sensorial e Habilitação em Equoterapia, além de instrutora de equitação em equoterapia e docente da Associação Nacional de Equoterapia.

Dos 20 anos em que atua no ramo, 13 são em Bauru. Pelos resultados, Sabrina agradeceu à família e à equipe.

Ainda no Plenário da Câmara de Bauru, comemorou a ampliação do reconhecimento da equoterapia – que será incluída nos planos de saúde, graças a Lei Federal aprovada neste ano.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

A atuação de Sabrina nesta área é bastante significativa e plural. Ela foi a fundadora do Centro de Equoterapia Araçatuba, em 2001, onde foi coordenadora até 2007, e também do Centro de Equoterapia Bauru, em 2007.

Suas publicações na área também são muito relevantes. Em 2005, lançou o livro "Fisioterapia na Equoterapia" e, em 2012, "Abordagem do Paciente Esquizofrênico na Equoterapia".

Em 2017, escreveu o capítulo sobre reinserção social no livro "Equoterapia - Teoria e Prática", atualmente na terceira edição.

Ao longo de duas décadas, neste segmento, apresentou diversos trabalhos em congressos internacionais, coordenou o Centro de Equoterapia da USP (Esalq-Piracicaba), Centro de Equoterapia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Manuel e Agudos e o Centro de Equoterapia de Bariri.

Em Bauru, os serviços de equoterapia já foram ofertados no Haras Riauto, na Fazenda Santa Rosa e atualmente são realizados na Sociedade Hípica de Bauru, sendo o centro filiado à Associação Nacional de Equoterapia.

Assim, diante de um histórico de pesquisa na área e desenvolvimento de novas perspectivas para o desenvolvimento da pessoa com deficiência e com déficit de aprendizado e da preocupação em oferecer um serviço de qualidade diretamente relacionado a uma melhor qualidade de vida, é notório o mérito desta homenagem que, a partir deste breve histórico, se comprova justa e merecida.