Rádio Câmara Bauru completa hoje 5 anos no ar

- Assessoria de Imprensa

Emissora tem compromisso de aproximar as atividades parlamentares da população e consolidar a transparência dos atos da Câmara, além de oferecer conteúdo cultural e informativo

Nesta quinta-feira, dia 5 de março, a Rádio Câmara Bauru completa cinco anos com a sua programação no ar. Desde a instalação do espaço, em 2015, a emissora vem se consolidando como um importante canal no rádio bauruense para a transmissão na íntegra das atividades parlamentares e os desdobramentos da produção política da cidade.

Operando em 93.9 FM, a Rádio Câmara Bauru foi a primeira emissora em uma cidade localizada no interior do país integrada à Rede Legislativa de Rádio, projeto de Brasília para a instalação de transmissores por todo o território nacional.

O estúdio da Rádio Câmara Bauru está instalado no prédio do Legislativo Municipal. A emissora tem como missão oferecer uma programação diferenciada, com transmissões locais, sessões plenárias ao vivo, conteúdo informativo e programação musical, além das transmissões direto do plenário de Brasília e da produção da Câmara dos Deputados, via satélite.

O trabalho prestado pela emissora à comunidade está diretamente relacionado aos pilares da atual gestão do Legislativo Municipal, de aproximar as atividades parlamentares da população e reafirmar o compromisso com a transparência dos atos da Casa.

“É uma ferramenta ágil de transparência, hoje presente em todas as plataformas digitais, que a Câmara Municipal de Bauru oferece à população”, destaca o presidente do Legislativo, vereador José Roberto Segalla (DEM). “Queremos reafirmar o nosso compromisso de dar continuidade a esse importante trabalho: oferecer, cada vez mais, informação com qualidade, promover com pluralidade os debates de interesse público e fortalecer a cidadania bauruense”, assegura Segalla.

Para viabilizar a instalação da emissora em Bauru, a Câmara dos Deputados e a Câmara Municipal firmaram um acordo de cooperação, após a entrega de um projeto técnico, em setembro de 2014. O investimento com a licitação e instalação dos equipamentos, na época, foi de R$ 534 mil. Cinco anos depois, o projeto mostra-se consolidado por apresentar um conteúdo político institucional, mas de caráter informativo e isento.

O diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Bauru, Marcelo Malacrida, que também é presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), lembra que a coordenação da Rede Legislativa apostou em Bauru desde o início. “Tanto isso é verdade que outros canais haviam sido liberados pelo Ministério das Comunicações para a Câmara Federal”, explica.

Malacrida destaca que colocar a Rádio Câmara Bauru no ar consolidou o status do município como referência nacional em comunicação institucional. “O desafio foi enorme, pois o projeto começou do zero”, lembra. Depois de implantada e já em funcionamento, a emissora recebeu a visita de várias cidades interessadas na implantação do projeto da rádio. “Olhando para esses cinco anos, resta a certeza de que fizemos a escolha certa”, avalia o diretor.

A produção local da Rádio Câmara é concebida por uma equipe que envolve dois radialistas, contratados especificamente para atuação na emissora, além de jornalistas da TV Câmara, que também produzem materiais radiofônicos por meio de uma permissão de integração de conteúdos.

Com estúdio moderno e tecnologia 100% digital de radiodifusão, a Rádio Câmara Bauru também é pioneira ao trabalhar com duas câmeras robóticas e uma câmera compacta de ação. Esses equipamentos possibilitam as transmissões e gravações de forma integrada, que ainda abastecem a grade de programação da TV Câmara Bauru (canais 10 da NET e 31.3 UHF digital).

Além da transmissão pelos 93,9 FM, também é possível acompanhar a programação da emissora legislativa de forma on-line, pelo player no portal da Câmara (www.bauru.sp.leg.br). Outra opção é baixar o aplicativo Rádio Câmara Bauru para smartphones e tablets, disponível para download gratuito no sistema Android e também para usuários do sistema IOS.

Conteúdo

No ar desde o dia 5 de março de 2015, a Rádio Câmara Bauru opera em 93,9 Mhz, com 4 mil watts de potência e abrangência de transmissão para municípios localizados a um raio de 50 quilômetros de Bauru.

Além das transmissões ao vivo, na íntegra e sem cortes das sessões legislativas, no plenário da Casa de Leis, o conteúdo informativo da rádio reúne toda a cobertura e desdobramento das atividades parlamentares, por meio de boletins informativos “Fala Câmara” e entrevistas ao vivo com os vereadores.

Outro destaque é o programa “Espaço Aberto”, que discute as principais demandas do município, além de iniciativas sociais, populares e culturais. Em formato de entrevista, o programa conta com a presença de um convidado na área política ou de assuntos relevantes para a população.

O programete “Palavra do Especialista” é um boletim informativo que traz o esclarecimento de temas por profissionais especializados nas áreas da saúde, direito, cultura, educação e economia.

No quesito musical, a programação da Rádio Câmara Bauru oferece o melhor da música nacional e internacional, dentro dos gêneros MPB, samba, flashback, rock, pop e blues.

O diferencial da emissora é a veiculação de produções de artistas de Bauru e região, especialmente de trabalhos autorais. Todo esse material é exibido de forma compilada no programa “Área 14”, mas também pode ser conferido ao longo da grade local da rádio.

Já como propostas culturais, os destaques são os programas “Uma Hora de Rock”, que reúne todas as vertentes do gênero; “Arquivo Musical”, que recupera fatos históricos e suas relações com a música de todos os tempos; “Catálogo”, uma proposta de análise das várias linguagens musicais; “Crônicas da Carol”, uma reflexão sobre questões do dia a dia; “Prosa Rural”, que traz os desafios do produtor rural, uma parceria com a Embrapa; dentre outros.

A Rádio Câmara Bauru tem como desafios o engajamento na oferta de uma programação de qualidade e a formação de espírito crítico na sociedade.

Contatos

Sugestões de pautas podem ser encaminhadas para o e-mail: conexaobru@gmail.com. Quem é artista local ou da região pode enviar informações como agenda de shows, lançamentos, estreias e músicas novas para: contatoarea14@gmail.com.

Já os bastidores da produção da emissora, com fotos, vídeos e horários de exibição dos conteúdos, podem ser acompanhados pelo Facebook e Instagram.